Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos de Vilhena participam de projeto sobre ética e interdisciplinaridade

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 20h08 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 1995

Campus Vilhena 2

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, estão participando do projeto “A Ética sob o prisma da interdisciplinaridade”.  A ação, que iniciou no mês de outubro e segue até novembro, tem como proposta trabalhar conceitos teóricos de Biologia (evolução, genética e biotecnologia), por meio da leitura de obras literárias, filmes e debates, com a participação dos professores das áreas de Língua Portuguesa e Filosofia. 

“Desse modo, o projeto tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolver opinião crítica, baseando-se sempre em conhecimentos científicos e criar um ambiente integrador de aprendizagem, em que o aluno seja capaz de relacionar conhecimentos teóricos com a realidade”, explica a proponente da ação, professora de biologia Tatiana Abreu Curado Rezende.

As atividades do projeto são desenvolvidas de forma interdisciplinar, gerando discussões a respeito da bioética, xenofobia e discriminações. Segundo a professora de Língua Portuguesa, Rosa Maria da Silva Gonçalves, o projeto auxilia no desenvolvimento da leitura de contos e romances que abordem questões referentes à ética, à genética, à interação do homem ao meio social, dentre outros. “Para isso propusemos leituras dos escritores Machado de Assis, Eça de Queirós, Domingos Olímpio e José Eduardo Agualusa. O interessante é perceber os discentes relacionando os temas às leituras literárias com visão crítica. Algo que contribuirá, com certeza, na elaboração dos gêneros textuais solicitados aos alunos”, comenta.

Obras literárias como “Genética - a escolha que nossos avós não faziam” de Mayana Zatz, “Dom Casmurro” de  Machado de Assis  e “O Mulato” de Aluísio de Azevedo  serão utilizadas para discutir os temas propostos pelo projeto. Filmes também serão usados para debater as questões referentes à ética e biologia, dentre eles: “Para Sempre Alice”, “Amistad”, “O menino do pijama listrado”, e outros. Como resultados dos debates serão realizados textos argumentativos que serão avaliados pelos professores participantes do projeto.

Segundo a aluna Camila Antônia de Andrade, que estuda o 2º ano do Curso Técnico em Edificações, o projeto tem proporcionado aprendizado dentro e fora da sala de aula.  “Através de debates compreendemos melhor o assunto relacionado a várias disciplinas e temos uma visão das opiniões de diferentes pessoas. Vale lembrar que são temas de suma importância e que atraem nosso interesse", diz. 

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/10_Outubro_2017/26.10.17

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.