Alunos de Vilhena participam de projeto sobre ética e interdisciplinaridade
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, estão participando do projeto “A Ética sob o prisma da interdisciplinaridade”. A ação, que iniciou no mês de outubro e segue até novembro, tem como proposta trabalhar conceitos teóricos de Biologia (evolução, genética e biotecnologia), por meio da leitura de obras literárias, filmes e debates, com a participação dos professores das áreas de Língua Portuguesa e Filosofia.
“Desse modo, o projeto tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolver opinião crítica, baseando-se sempre em conhecimentos científicos e criar um ambiente integrador de aprendizagem, em que o aluno seja capaz de relacionar conhecimentos teóricos com a realidade”, explica a proponente da ação, professora de biologia Tatiana Abreu Curado Rezende.
As atividades do projeto são desenvolvidas de forma interdisciplinar, gerando discussões a respeito da bioética, xenofobia e discriminações. Segundo a professora de Língua Portuguesa, Rosa Maria da Silva Gonçalves, o projeto auxilia no desenvolvimento da leitura de contos e romances que abordem questões referentes à ética, à genética, à interação do homem ao meio social, dentre outros. “Para isso propusemos leituras dos escritores Machado de Assis, Eça de Queirós, Domingos Olímpio e José Eduardo Agualusa. O interessante é perceber os discentes relacionando os temas às leituras literárias com visão crítica. Algo que contribuirá, com certeza, na elaboração dos gêneros textuais solicitados aos alunos”, comenta.
Obras literárias como “Genética - a escolha que nossos avós não faziam” de Mayana Zatz, “Dom Casmurro” de Machado de Assis e “O Mulato” de Aluísio de Azevedo serão utilizadas para discutir os temas propostos pelo projeto. Filmes também serão usados para debater as questões referentes à ética e biologia, dentre eles: “Para Sempre Alice”, “Amistad”, “O menino do pijama listrado”, e outros. Como resultados dos debates serão realizados textos argumentativos que serão avaliados pelos professores participantes do projeto.
Segundo a aluna Camila Antônia de Andrade, que estuda o 2º ano do Curso Técnico em Edificações, o projeto tem proporcionado aprendizado dentro e fora da sala de aula. “Através de debates compreendemos melhor o assunto relacionado a várias disciplinas e temos uma visão das opiniões de diferentes pessoas. Vale lembrar que são temas de suma importância e que atraem nosso interesse", diz.
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