Projeto Locação de Obra coloca prática em evidência no Campus Vilhena

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 11h13 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h19 | Acessos: 2541

Projeto Campus Vilhena 1

Até o mês de dezembro, estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, estão envolvidos no Projeto “Locação de Obra: prática em evidência”.

A iniciativa visa propiciar aos alunos a aprendizagem de modo que possam praticar a permuta dos dados e medidas de um projeto para o terreno em que a construção será concretizada. Desta forma, os estudantes poderão congregar conceitos estudados em teoria, aplicando-os em campo. Aberto também às demais turmas, o projeto iniciou em 02 de maio e segue até 22 de dezembro de 2017, nos períodos da manhã e da tarde.

Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Vieira Saboia, “nosso projeto busca aliar a teoria com a prática no diz respeito à locação de obra. Com isso, os alunos terão a oportunidade de trabalhar como é o dia a dia em obra, conferindo medidas, identificando os equívocos no dimensionamento ao transferir dados do projeto para o terreno, aguçando o lado profissional dos futuros Técnico em Edificações.  Também está colaborando no projeto o professor Rodrigo Buss Back e o técnico em Edificações Agnaldo Corrêa Almeida.

No estudo de caso proposto, os participantes do projeto devem levar em consideração a análise documental e bibliográfica e realizar a aplicação prática adequada ao tema em estudo. Seguindo, conforme os livros orientam, a correta execução da fase chamada de locação de obra, proporcionando um bom trabalho em eventuais projetos futuros do profissional já formado. São trabalhadas conjuntamente disciplinas do Curso Técnico em Edificações, com as de tecnologia, construções e projeto arquitetônico e outras que desenvolvam o raciocínio lógico e percepção de espaço.

Organizados em grupos de no máximo cinco alunos, eles são acompanhados de monitores, que buscam norteá-los nos trabalhos de pesquisa e prática, sempre com a orientação do coordenador e colaboradores do projeto. O projeto será, ainda, quantitativo e qualitativo, pois busca fazer levantamento considerando as dificuldades de por em prática o que a literatura indica quanto à locação de obra.

De acordo com a monitora, Isabella Souza, “o projeto está sendo de suma importância para a aprendizagem mais efetiva sobre o conteúdo apresentado em sala de aula, tendo em vista que como qualquer outra disciplina, quando é colocado na prática o que já sabemos na teoria, a aprendizagem torna-se mais efetiva. Além disso, nós, futuros técnicos em edificações, precisamos de prática para o mercado de trabalho e o projeto visa exatamente isso quando retiramos o que está na planta baixa e colocamos em um terreno”. Junto com Isabella, atua na monitoria Ivi Syara Faria, do 2º ano de Edificações.

O professor Alexandre explica, ainda, que por em prática técnicas de locação de obra exige conhecimento prévio de procedimento de execução de serviços, e de interpretação de representação gráfica de projetos de arquitetura e uso de instrumentos de medidas. Com isso os estudantes conseguem visualizar na prática os ensinamentos de sala.

• Campus_Vilhena_01
  • Campus_Vilhena_02