Alunos de Vilhena realizam visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 18h46 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 1879

Visita Técnica Campus Vilhena 1

Estudantes do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizaram na terça-feira (12) uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, em Porto Velho. A atividade teve por finalidade conhecer a estrutura de tecnologia da informação e sistemas  do TCE.

Durante a visita ocorreu uma apresentação de toda a estrutura e sistemas. Os alunos também conheceram os setores e equipamentos utilizados pelo TCE. "Este contato com um ambiente de TI de um órgão público como o TCE, foi de grande impacto até para mim, pois pude perceber que os recursos públicos lá investidos estão sendo bem geridos. Os alunos puderam conhecer como são desenvolvidos sistemas que são utilizados em todo o estado, tiveram a oportunidade de conhecer também equipamentos de infraestrutura que talvez só tenham ouvido falar em sala de aula", enfatizou o professor Gleiser Rodrigues de Melo, coordenador da visita.

Segundo o estudante Mateus Paixão Lobo da Silva, do 3º A de Informática, a visita foi muito importante, pois os alunos foram encaminhados para ver como funciona o sistema interno do TCE, visualizando o servidor (um aparelho de TI para armazenamento de dados de todos os municípios de Rondônia) e softwares aplicados na segurança dos dados confidenciais. "Lá foi mostrado como é o desempenho das máquinas e o que cada departamento da área de TI faz. Foi também apresentado o sistema de controle dos servidores, que é responsável pelo monitoramento dos computadores de cada um", descreveu Mateus.

Já para aluna Elaine Santos Pereira, aluna do 3º A informática "a visita ao Tribunal de Contas em Porto Velho foi de grande valia. Lá pudemos ver a aplicação prática da matéria de Segurança da Informação. Grandes ensinamentos foram passados para nós".

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09_Setembro_2017/18.09.17/vilhena_