Projeto da Licenciatura em Matemática é realizado em escola de Vilhena

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 09h31 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 2038

Projeto da Licenciatura em Matémática de Vilhena 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, está com projeto em desenvolvimento na Escola Estadual Álvares de Azevedo. Denominada “A Educação Ambiental no Ensino de Matemática: Construindo Saberes e Novas Práticas”, a ação é realizada no âmbito do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), incentivando a docência por meio da educação ambiental em consonância com a disciplina de Matemática.

Conforme proposta apresentada à direção da escola, serão realizadas atividades que aliam a promoção da educação ambiental com a facilitação da aprendizagem de conteúdos de Matemática para alunos do ensino fundamental e médio, além da implantação do estudo do meio, promoção de mudanças de atitudes e comportamentos e despertar o interesse na comunidade escolar pelas questões ambientais. O aprendizado ainda colabora com a visão de interação entre os seres vivos no seu habitat natural e uma formação crítica sobre o meio em que vivem, mediante uma estratégia de estreita articulação entre teoria, prática docente e pesquisa. O Projeto que atende a EEEFM Álvares de Azevedo teve início em julho de 2016 e será finalizado em dezembro de 2017.

Para os futuros professores de Matemática formados pelo Campus Vilhena também há muitos ganhos, como o conhecimento de conteúdos básicos estruturantes de Matemática e Estatística, a aquisição de conhecimentos relativos às teorias de aprendizagem vivenciadas na prática docente, conhecimentos relacionados à educação ambiental e, ainda, o aprendizado sobre a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no dia a dia.

Segundo o coordenador do projeto, Edinalcio Fernandes Syryczyk, o projeto evidencia que a disciplina de Matemática é a ciência que, por meio da contextualização de seus conceitos e da modulação dos problemas observados, pode detectar e mostrar os problemas ambientais locais, apontando onde esses conhecimentos serão aplicados.  “Um dos resultados pretendidos com o projeto é garantir a interação dos alunos bolsistas com os profissionais da escola onde o projeto será desenvolvido, visando atrair o maior número possível de alunos do ensino fundamental e médio para a participação no projeto, nas aulas de Matemática, nas aulas de reforço de Matemática e nas discussões sobre questões ambientais buscando nortear a execução do subprojeto”, conclui o professor.

• Projeto_da_Licenciatura_em_Matémática_de_Vilhena_1
  • Projeto_da_Licenciatura_em_Matémática_de_Vilhena_2