Projeto Rádio Escola inicia atividades em Vilhena

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 12h47 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 2002

Projeto de Rádio em Vilhena 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, está implantando o Projeto Rádio Escola. Com expectativa de duração de dois anos, a iniciativa possui colaboração de acadêmicos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Para a Coordenadora do Projeto, Gicelma Cláudia da Costa Xavier, o desejo é o de contribuir para a ampliação da consciência social dos estudantes e demais segmentos da sociedade para que tenham a possibilidade de compreender a dimensão da comunicação popular e comunitária como práticas importantes para a transformação do mundo. "A parceria com a UNIR e a FAPERO vem para dar mais incentivo e capacitar nossos alunos para desenvolverem ações integradoras no ambiente do Campus Vilhena e até mesmo extra campus, já que se tornarão multiplicadores dos saberes adquiridos durante as oficinas que serão ofertadas no campus todas as segundas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, e que serão ministradas por dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade e que são bolsistas do projeto", enfatiza a professora Gicelma.

O Projeto pretende dispor de um espaço na qual os estudantes do IFRO possam desenvolver projetos de pesquisa em rádio, voltados para as comunidades interna e externa ao Instituto. A rádio ainda poderá acolher e subsidiar atividades de formação dos alunos, capacitando os participantes a partir da perspectiva da comunicação popular e comunitária sobre o saber radiofônico. Dessa forma, os alunos-agentes desde o primeiro ano do ensino médio terão a oportunidade de participar.

Também se discute a viabilidade de estender esse processo aos demais campi do IFRO. Ao todo serão três etapas, a primeira de capacitação técnica e teórica do conhecimento radiofônico; a segunda, de introdução sobre os conceitos de comunicação popular e comunitária; e a terceira, de produção de materiais educomunicativos em diversos formatos radiofônicos sobre a cultura popular e seus desdobramentos.

• Projeto_de_Rádio_em_Vilhena_1
  • Projeto_de_Rádio_em_Vilhena_2