Campus Vilhena realiza Festa Junina

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 12h23 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 2159

Festa Junina IFRO 4

Alunos, servidores, comunidade em geral participaram no último sábado, dia 24 de junho, da Festa Junina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Vilhena.

Realizada no pátio do campus, a Festa Junina possui grande representatividade cultural para alunos e servidores. Conforme os organizadores, este é um momento de interação, como também de aprender um pouco mais acerca da manifestação cultural brasileira acerca da festa de São João, através dos seus elementos culturais, como as comidas típicas, as quadrilhas tradicionais, a representação das sinhazinhas, os seus adornos e enfeites.

Também é um momento em que ocorre a socialização entre os alunos, e entre estes e a comunidade em geral, tendo em vista o elevado número de pessoas que prestigiam o evento. Além disso, o tradicional São João do Campus Vilhena também tem se tornado uma forma dos alunos arrecadarem recursos para suas formaturas, através da venda de comidas e demais serviços.

O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, ao fazer uma reflexão acerca da Festa Junina que tradicionalmente acontece no campus no mês de junho, afirma que "eventos dessa categoria, são importantes para a divulgação da instituição, porque as portas são abertas para a comunidade. E a parte mais gratificante é saber que toda dedicação e carinho empenhados na organização foram reconhecidos, pois foram muitos elogios que o campus recebeu. E a cada ano devemos fortalecer o evento que já é uma tradição na cidade".

O evento ainda envolve outras manifestações culturais presentes na cidade, como a presença do Centro de Tradições Gaúcha da cidade, com suas apresentações de danças típicas do sul do país. Para a estudante Vitória Silva Bredun, que cursa o 3º ano do curso técnico de Eletromecânica, "as Festas Juninas que são promovidas pelo Campus Vilhena, além do valor histórico/cultural, promovem diversão e entretenimento através das comidas típicas, da tradicional quadrilha e das brincadeiras realizadas durante a festa”.

“A festa tem como objetivo estimular a sociedade a ter uma ampla visão histórica da formação cultural de nosso povo. Ao mostrar para a sociedade os traços da cultura brasileira. Por meio das festividades juninas, podemos passar a admirar e respeitar ainda mais nossas origens” reforçou a aluna.

• Festa_Junina_IFRO_1
  • Festa_Junina_IFRO_10