Campus Vilhena realiza Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 18h35 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h30 | Acessos: 2799

Campus Vilhena Semana do Meio Ambiente 5

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou a Semana do Meio Ambiente. Alunos e servidores participaram de palestras com o objetivo de promover a reflexão sobre temáticas ambientais. As atividades aconteceram no auditório da unidade.

Uma das palestras ministradas apresentou o tema: "Macroinvertebrados Aquáticos - Guia de Educação Ambiental". As informações foram repassadas pelo Professor Gabriel de Paula Paciencia, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da UNESC de Vilhena, que desenvolve um trabalho em parceria com o IFRO Campus Vilhena. Desta parceria surgiu um guia elaborado em duas etapas, sendo a primeira um projeto de pesquisa e um projeto de extensão, ambos com a participação dos alunos na coleta dos macroinvertebrados aquáticos da nascente do Rio Barão do Melgaço. Segundo o professor Gabriel, tais organismos são bioindicadores, logo sugerem a qualidade da água e seu entorno.

Outro tema debatido foi a influência do homem na modificação da paisagem e do clima urbano. O conteúdo foi repassado pelo Professor da UFMT, José Afonso Botura Portocarrero, que enfatizou a conscientização da população no papel de vigiar e cuidar do ambiente em que habitam.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

• Campus_Vilhena_-_Semana_do_Meio_Ambiente__1
  • Campus_Vilhena_-_Semana_do_Meio_Ambiente__10