Simpósio de Pesquisa e Práticas Docentes realizado em Vilhena

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 12h16 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h32 | Acessos: 3085

II SIMPRAD Campus Vilhena 3

O II Simprad (Simpósio de Pesquisa e Práticas Docentes) foi realizado entre os dias 7 e 9 de junho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. Participaram docentes e estudantes dos cursos integrados e graduação do campus, demais servidores e comunidade externa, com objetivo de fomentar atividades relacionadas às práticas de ensino, cuja temática abordada foi a “Docência contemporânea: saberes e práticas”.

No evento houve reflexão sobre a pesquisa nas instituições públicas federais, em especial na educação técnica e tecnológica e a importância da pesquisa nas atividades docentes. Além de divulgar atividades e experiências de pesquisas e de possibilitar aos acadêmicos da graduação o reconhecimento ativo da pesquisa como instrumento primordial para a produção de saberes específicos da área de atuação profissional.

Ao fazer uma análise dos quase três dias do Simprad, a professora Tatiana Abreu Curado Rezende afirmou que "o evento foi uma oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos professores do IFRO Campus Vilhena, envolvendo os alunos que se sentiram parte de todo o acontecimento. As oficinas serviram de incentivo para discussões e construção de conhecimento em diversas áreas. Percebi os alunos muito animados em cada atividade, puderam opinar nas mesas-redondas e palestras e aprender ainda mais. Para os professores também houve muita troca de conhecimento, acredito que foi fundamental para contribuir para nossa formação enquanto docente".

Durante o evento, alunos do campus relataram suas perspectivas em relação ao simpósio, como destaca a aluna Daniela do 3º ano do curso de técnico em Edificações: “o Simprad para mim está sendo um evento bem gratificante, pois estou aprendendo muita coisa. Participei de duas oficinas, uma foi sobre o Ábaco de Frações e me tirou muitas dúvidas sobre o princípio de frações. A outra oficina foi “Brincando com Biologia”, sobre meiose e mitose, conteúdo que vimos no 2º ano. Percebi que não perdi, pelo contrário, só acrescentou mais conhecimento".

O estudante Tiago José, do 3º ano do técnico em Informática, acredita que “a proposta principal do evento foi bem abrangente. A participação maciça dos alunos é muito importante, pois muitas vezes os vemos espalhados. Quando todos se unem em oficinas, é interessante. Isso mostra que o campus está preocupado em melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos”. Ele ressalta também a importância da experiência de ser monitor no evento, avaliando que quando se é monitor, é possível perceber como é difícil organizar um evento e compreender como é a organização da própria instituição. Tiago José lembra que foi um momento, inclusive, de se preparar para o mercado de trabalho, “pois se, por exemplo, a empresa que você trabalha for realizar uma conferência, você saberá como se portar diante dessa situação”.

"Para mim o Simprad foi muito interessante devido a sua função integradora entre alunos, professores e novos conhecimentos. Eu participei de duas oficinas, uma era sobre a ‘Destilação do Álcool’ e outra sobre ‘O Trabalho com o Google Suíte’. Também fiz parte da apresentação de uma comunicação oral e foi muito importante porque pude compartilhar os conhecimentos que adquiri enquanto bolsista em um projeto de pesquisa realizado no ano passado", relata a aluna Lara do 3º ano do curso técnico em Eletromecânica.

Com a realização do evento pretendeu-se criar espaço para discutir e ampliar reflexões sobre a linguagem, no que se refere à leitura e escrita no processo de formação contínua docente, bem como a disseminação de pesquisas e práticas realizadas por docentes e discentes do IFRO e de outras instituições. Como forma de ampliar essas discussões geradas em 2016, durante o I Simprad, com a segunda edição do evento, buscou-se intervir sobre a importância da pesquisa para a prática docente, colocando no centro das reflexões a figura do professor pesquisador como sujeito autônomo no processo da produção de conhecimento. Para o Diretor-Geral do Campus, Aremilson Elias de Oliveira, a segunda edição do evento veio reafirmar a importância deste Simpósio para o IFRO Vilhena, onde o mesmo fará parte do calendário acadêmico como evento institucional.

• II_SIMPRAD_-_Campus_Vilhena_1
  • II_SIMPRAD_-_Campus_Vilhena_3