Projeto "Abril Anti-Bullying" trabalha conscientização no Campus Vilhena

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 15h27 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h19 | Acessos: 2665

Vilhena realiza atividades contra o bulliyng 2

Durante todo o mês de abril está sendo realizado o Projeto "Abril Anti-Bullying" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. A atividade busca abordar e conscientizar os alunos das consequências dessa prática em ambiente escolar. De acordo com a psicóloga Aline Alves Moraes, "é importantíssimo sensibilizar a comunidade acadêmica para a questão do bullying, uma vez que temos tido constantes queixas dessa prática em nosso ambiente acadêmico, seja por parte de nossos alunos, seja por parte de nossos servidores".

O mês de abril foi escolhido por abrigar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7 de abril, conforme a Lei 13.277/2016). A data foi escolhida para relembrar o dia 07 de abril de 2011, quando houve o “Massacre do Realengo”, em que 12 alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro foram assassinados com tiros disparados por um ex-aluno da instituição que, segundo relatos, havia sofrido bullying. As psicólogas do Campus Vilhena idealizaram atividades diversas para serem realizadas com os alunos, abordando o tema de forma que eles entendam e possam se expressar, sendo também protagonistas nessa campanha. No dia 07 de abril, os alunos dos cursos técnicos integrados tiveram um breve momento no auditório para trabalhar sobre o tema. Eles puderam escrever frases sobre o bullying, que foram fixadas por todo o ambiente escolar, como forma de sensibilizar e trabalhar através do olhar destes adolescentes sobre o tema e como são afetados pelo mesmo.

O trabalho do campus é uma continuidade de uma abordagem já iniciada no ano letivo anterior, demonstrando que o assunto precisa ser incansavelmente discutido e relembrado no ambiente escolar. Ao longo do mês, também, será trabalhado o filme “Grito de Socorro” e uma discussão com os alunos que ingressaram neste ano letivo. E haverá exibição de vídeos durante o intervalo com a fala de jovens sobre o tema.

• Vilhena_realiza_atividades_contra_o_bulliyng_1
  • Vilhena_realiza_atividades_contra_o_bulliyng_2