Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestras e debates marcam mês da Consciência Negra no Campus Vilhena

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 17h40 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h32 | Acessos: 1700

DSCN0895Com 04 mesas temáticas nos 03 turnos de aula, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Vilhena iniciou uma extensa programação para discutir a temática da Consciência Negra entre docentes, estudantes e comunidade local.

Na segunda-feira (21), palestras abordaram os temas “O mito da Democracia Racial no Brasil”, “Do Dilema da Igualdade: estereótipo, estigma e identidade” e o “Racismo e relações étnico-raciais na sociedade contemporânea”. Para o debate foram convidados especialistas na temática: Prof. Dr. Claudemir da Silva Paula (UNIR), Prof. Dr. Fábio Santos Andrade (UNIR) e o Prof. Me. Marcel Eméric Bizerra de Araújo (IFRO – Colorado D’Oeste).

Para o presidente da comissão organizadora, professor Márcio M. Martins, da área de História, a temática visa “combater o racismo e todas as formas de preconceitos que ainda existem na sociedade atual. Este tipo de atividade é apenas um passo para um longo caminho a ser percorrido contra todas as formas de preconceito. Enquanto existirem discursos que defendem o ódio racial, a xenofobia e a sociedade de classes; estas e outras semanas serão sempre atuais. A dívida histórica do Estado brasileiro para com o povo negro, indígena e pobre deste país ainda está para ser paga. Entendemos que alguns paliativos e projetos de 'inclusão' ainda estão aquém daquilo que defendemos: uma sociedade igualitária e que supere todas as relações de preconceito”, explicou. 

Para o estudante Dhionatas Joab Barbosa de Oliveira, do 1º ano do curso técnico de Eletromecânica, o evento esclareceu muitas dúvidas dos participantes. “Foi explicado sobre a miscigenação das raças e que não devemos julgar as pessoas pela sua cor ou raça. Todos nós somos iguais", resumiu o estudante.

Programação

Segundo a coordenação do evento, os professores das áreas de História, Português e Sociologia do Campus Vilhena do estão organizando um conjunto de atividades de pesquisa sobre a temática da história e cultura afro-brasileira. Estas atividades serão organizadas em forma de apresentação que ocorrerão no mês de dezembro. Confira a programação:

09 de dezembro de 2016 – Sexta-feira – Debate “Diversidade, cultura e ideologia no contexto das reformas do Estado brasileiro” - Procurador Federal Raphael Beviláqua (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – Ministério Público Federal – Porto Velho/RO - 08:30 as 10:30 e 14:30 as 16:30).

10 de dezembro de 2016 – Sábado – Mostra Cultural – Teatro, Poesia, Dança, Literatura, Capoeira e Música – Manhã e tarde).

Fim do conteúdo da página