Campus Vilhena promoverá atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 17h53 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h20 | Acessos: 1255

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Vilhena realizará, a partir do dia 21 de novembro, atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra.  Mesas-redondas e apresentações culturais compõem a programação do evento, que também contará com ações nos dias 9 e 10 de dezembro.  As atividades são voltadas para estudantes, servidores do IFRO e comunidade externa.

Segundo a coordenação do evento, as atividades objetivam sensibilizar a comunidade escolar sobre a temática étnico-racial no contexto nacional, além de discutir a importância das ações afirmativas no combate à discriminação racial, a existência do racismo institucional e velado e as lutas contra o fim do preconceito e da discriminação.

As atividades do dia 21 de novembro acontecerão no auditório do Campus Vilhena, a partir das 08h15 e prosseguirão durante os períodos vespertino e noturno.  Estão previstas quatro mesas-redondas que discutirão com os estudantes os seguintes temas: “Do Dilema da Igualdade: estereótipo, estigma e identidade”, “Racismo e relações étnico-raciais na sociedade contemporânea” e “O mito da democracia racial no Brasil: oportunidades e preconceito”.

No dia 09 de dezembro a temática a ser discutida será “Diversidade, cultura e ideologia no contexto das reformas do Estado brasileiro”, nos períodos matutino e vespertino. Já no dia 10 acontecerá a mostra com apresentações culturais.

Confira a programação:

21 de novembro

MESA 01: Do Dilema da Igualdade: estereótipo, estigma e identidade (Prof. Dr. Claudemir da Silva Paula (Unir/Vilhena) – 08:15 as 09:45)

MESA 02: Racismo e relações étnico-raciais na sociedade contemporânea (Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade (UNIR/Vilhena) – 10:00 as 11:35)

MESA 03: O mito da democracia racial no Brasil: oportunidades e preconceito (Prof. Me. Marcel Eméric B. de Araújo (IFRO – Colorado D’Oeste) – 14:15 as 15:45)

MESA 04: O mito da democracia racial no Brasil: oportunidades e preconceito (Prof. Me. Marcel Eméric B. de Araújo (IFRO – Colorado D’Oeste) – 19:30 as 21:00)

09 de dezembro

MESA 05: Diversidade, cultura e ideologia no contexto das reformas do Estado brasileiro (Dr. Raphael Pereira Beviláqua (Procurador Federal – MPF/RO) -  08:30 as 10:30 e 14:30 as 16:30)

10 de dezembro

Mostra Cultural (Teatro, música, dança, poesia e literatura - Manhã e tarde)