Concluintes do técnico integrado ao ensino médio abrem cápsula do tempo criada no inicio do curso
Alunos concluintes dos terceiros anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, vivenciaram um momento especial e carregado de memórias: a abertura da cápsula do tempo criada em 2022, quando haviam acabado de ingressar na instituição, iniciando o ensino médio.
A ação foi proposta pela Coordenação de Assistência ao Educando e teve como objetivo estimular a reflexão sobre o tempo, as mudanças pessoais e os caminhos percorridos ao longo da trajetória escolar. À época, os estudantes foram convidados a escrever uma carta endereçada ao “eu do futuro”, expressando expectativas para o ensino médio, desejos, experiências que estavam vivendo naquele momento e planos para os anos seguintes.
Segundo representantes da Coordenação de Assistência ao Educando, o reencontro com essas palavras foi repleto de emoção, surpresas e boas risadas. A ação foi no último dia 26 de fevereiro, fechando o ano letivo 2024, e os três anos de ensino médio no IFRO.
Muitos dos estudantes sequer lembravam o que haviam escrito. As cartas – algumas individuais, outras redigidas em grupo – revelaram o quanto os alunos amadureceram desde então. Algumas incluíam até mesmo fotografias, o que tornou o momento ainda mais marcante ao evidenciar as mudanças físicas e comportamentais dos colegas ao longo do tempo.
“A ideia da cápsula é mostrar como mudamos, como nossas metas evoluem e como muitas vezes superamos nossas próprias expectativas”, destacou uma das organizadoras da atividade, Jéssica de Lima Pereira. "Mais do que uma atividade simbólica, a cápsula do tempo se tornou uma oportunidade de resgate da memória, de reflexão sobre o crescimento pessoal e de celebração do percurso trilhado durante o curso técnico integrado ao ensino médio. Para os alunos, ficou a certeza de que, assim como os desafios enfrentados ao longo desses anos, tudo passa – o bom, o difícil e o inesperado – e que cada fase tem seu valor e seus aprendizados", enfatizou Jéssica.
Redes Sociais