Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do Campus Vilhena levam aprendizado lúdico de matemática a estudantes do Ensino Fundamental

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2025, 17h18 | Última atualização em Quinta, 20 de Março de 2025, 17h28 | Acessos: 22168

matematicaO projeto "Laboratório de Matemática na Escola: Matemática Prática e Divertida" movimentou a Escola Luiz Carlos Paula Assis com uma exposição de atividades lúdicas matemáticas. A ação foi promovida pelos acadêmicos da Turma 2022 do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, sob a coordenação do Professor Marcos Pinheiro Matos, com o objetivo de despertar o interesse e facilitar a compreensão da matemática entre os estudantes do Ensino Fundamental II.

A iniciativa, realizada em junho de 2024, contou com a participação de oito acadêmicos da turma organizadora e cinco alunos voluntários de outras turmas do curso, além do suporte da Diretora Valnice Lima de Souza e da Supervisora Ivonete Santos Machado. Durante o evento, foram desenvolvidas diversas atividades interativas, como jogos matemáticos, desafios de raciocínio lógico, atividades de geometria e problemas contextualizados no cotidiano. O uso de materiais pedagógicos do Laboratório de Matemática do Campus Vilhena possibilitou uma abordagem prática e dinâmica, tornando o aprendizado mais envolvente.

 A recepção dos estudantes foi entusiasmada, com participação ativa e curiosidade ao explorar as atividades propostas. Segundo o Professor Marcos, a ação conseguiu aproximar os alunos da matemática de maneira acessível e estimulante. "O uso de jogos e desafios proporcionou uma experiência de aprendizado diferenciada, fazendo com que os estudantes percebessem a matemática de forma mais intuitiva e menos intimidadora", destacou.        

Além de trabalhar conceitos matemáticos, a abordagem lúdica do projeto também favoreceu o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, como lógica, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. "Nosso foco era tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e a resposta dos alunos mostrou que estamos no caminho certo", afirmou o professor. Para os acadêmicos envolvidos, a experiência foi enriquecedora, proporcionando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na licenciatura e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas fundamentais para a futura atuação como docentes.

Um dos desafios enfrentados pela equipe foi garantir que todas as atividades fossem acessíveis a diferentes níveis de conhecimento matemático. No entanto, a interação espontânea dos alunos e o engajamento na proposta demonstraram o impacto positivo da iniciativa. Diante do sucesso da ação, há planos para a continuidade da parceria entre o IFRO e a Escola Luiz Carlos Paula Assis, com novas edições da exposição matemática e outras atividades lúdicas. Além disso, a equipe organizadora pretende expandir o projeto para outras escolas da rede pública, ampliando o impacto da iniciativa e incentivando metodologias inovadoras para o ensino da matemática.

  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.27
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.34
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.35
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.35_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.33
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.33_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.34
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.34_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.34_2
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.35
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.36
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.36_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.38
Fim do conteúdo da página