Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do Campus Vilhena levam aprendizado lúdico de matemática a estudantes do Ensino Fundamental

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2025, 17h18 | Última atualização em Quinta, 20 de Março de 2025, 17h28 | Acessos: 22203

matematicaO projeto "Laboratório de Matemática na Escola: Matemática Prática e Divertida" movimentou a Escola Luiz Carlos Paula Assis com uma exposição de atividades lúdicas matemáticas. A ação foi promovida pelos acadêmicos da Turma 2022 do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, sob a coordenação do Professor Marcos Pinheiro Matos, com o objetivo de despertar o interesse e facilitar a compreensão da matemática entre os estudantes do Ensino Fundamental II.

A iniciativa, realizada em junho de 2024, contou com a participação de oito acadêmicos da turma organizadora e cinco alunos voluntários de outras turmas do curso, além do suporte da Diretora Valnice Lima de Souza e da Supervisora Ivonete Santos Machado. Durante o evento, foram desenvolvidas diversas atividades interativas, como jogos matemáticos, desafios de raciocínio lógico, atividades de geometria e problemas contextualizados no cotidiano. O uso de materiais pedagógicos do Laboratório de Matemática do Campus Vilhena possibilitou uma abordagem prática e dinâmica, tornando o aprendizado mais envolvente.

 A recepção dos estudantes foi entusiasmada, com participação ativa e curiosidade ao explorar as atividades propostas. Segundo o Professor Marcos, a ação conseguiu aproximar os alunos da matemática de maneira acessível e estimulante. "O uso de jogos e desafios proporcionou uma experiência de aprendizado diferenciada, fazendo com que os estudantes percebessem a matemática de forma mais intuitiva e menos intimidadora", destacou.        

Além de trabalhar conceitos matemáticos, a abordagem lúdica do projeto também favoreceu o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, como lógica, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. "Nosso foco era tornar o ensino da matemática mais dinâmico, e a resposta dos alunos mostrou que estamos no caminho certo", afirmou o professor. Para os acadêmicos envolvidos, a experiência foi enriquecedora, proporcionando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na licenciatura e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas fundamentais para a futura atuação como docentes.

Um dos desafios enfrentados pela equipe foi garantir que todas as atividades fossem acessíveis a diferentes níveis de conhecimento matemático. No entanto, a interação espontânea dos alunos e o engajamento na proposta demonstraram o impacto positivo da iniciativa. Diante do sucesso da ação, há planos para a continuidade da parceria entre o IFRO e a Escola Luiz Carlos Paula Assis, com novas edições da exposição matemática e outras atividades lúdicas. Além disso, a equipe organizadora pretende expandir o projeto para outras escolas da rede pública, ampliando o impacto da iniciativa e incentivando metodologias inovadoras para o ensino da matemática.

  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.27
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.34
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.35
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.01.35_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.33
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.33_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.34
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.34_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.34_2
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.35
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.36
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.36_1
  • WhatsApp_Image_2025-02-26_at_11.03.38
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.