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Projeto "Nova República" do IFRO Campus Vilhena estimula reflexão sobre política e cidadania

Publicado: Segunda, 17 de Março de 2025, 17h30 | Última atualização em Quarta, 19 de Março de 2025, 16h04 | Acessos: 19742

nova-republicaEstudantes do segundo ano do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram do projeto "Nova República, conhecendo a história recente do Brasil", com o objetivo de promover uma reflexão sobre a história política recente do Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo professor de história Elso de Oliveira Dias, envolveu pesquisas, debates e produções, ampliando conhecimento dos alunos sobre os principais acontecimentos da Nova República e seu impacto nas políticas públicas do país.

“A metodologia adotada incentivou a busca ativa por informação, utilizando noticiários, documentários e análises de leis implantadas ao longo dos diferentes governos. Dessa forma, os estudantes puderam compreender como decisões políticas impactam diretamente a sociedade em áreas como meio ambiente, economia, educação e saúde”, explicou o Professor Elso.

O projeto, que ocorreu entre 3 e 25 de fevereiro de 2025, proporcionou uma abordagem prática e envolvente. Os estudantes foram divididos em grupos e tiveram liberdade para apresentar seus aprendizados em formatos variados, como cartazes, videoclipes, encenações e apresentações musicais. Ao final, os trabalhos foram apresentados no auditório do campus.

A estudante Ivy Mayara P. Zatta destacou o impacto positivo da experiência em sua formação. "Aprendemos rindo, conversando e, sem ao menos perceber, debatendo", afirmou. Para ela, o projeto incentivou a criatividade e a colaboração entre colegas, além de promover uma reflexão sobre a importância do voto consciente. “O debate com professores que falam sobre política e não sobre partido reforça ainda mais essa importância, pois mostra que política é uma coisa, e político é outra", acrescentou.

Além de promover o aprendizado histórico, o projeto incentivou os alunos a uma conscientização cidadã, estimulando os jovens a refletirem sobre o impacto das decisões políticas no cotidiano da população. O Professor Elso ressaltou que a iniciativa está alinhada à grade curricular do Ministério da Educação, garantindo que cada turma estudasse um período específico da Nova República, abordando os governos de diferentes presidentes.

Para o docente, a experiência contribuiu para formar alunos mais críticos e participativos. “O projeto também teve um papel fundamental na conscientização sobre o poder do voto e a importância da participação cidadã na política”, finalizou.

As atividades estimularam a análise crítica dos fatos históricos e incentivaram o interesse pela política e suas consequências na sociedade. De acordo com o idealizador, o projeto também teve um papel fundamental na conscientização sobre o poder do voto e a importância da participação cidadã na política.

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