Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Matemática ofertada pelo Campus Vilhena prepara professores para atuação promotora de cidadania

Publicado: Quarta, 29 de Janeiro de 2025, 18h31 | Última atualização em Quarta, 29 de Janeiro de 2025, 18h33 | Acessos: 274

Campus Vilhena Imagens 2023 10Ofertada em período noturno, a Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, vem capacitando seus alunos para o exercício do magistério na Educação Básica (segunda fase do ensino fundamental e ensino médio).  

Segundo o Coordenador do curso, Edinalcio Fernandes Syryczyk, há na instituição uma busca constante pela qualidade da formação acadêmica. “As metodologias propostas visam ao rigor, à solidez e à integração dos conhecimentos teóricos e práticos, voltados para a formação do profissional e do cidadão. O objetivo é levar o discente a aprender a aprender que engloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a formação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade a qualidade e humanização do atendimento  prestado ao indivíduo e à coletividade”.

O Professor Edinalcio ainda explica que o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura  em Matemática  “visa à formação  sólida  de  profissional  generalista,  hábil  a  atuar  em  equipes  ou individualmente,  consciente  de seu papel de educador,  capaz de identificar as reais necessidades da sociedade regional e nacional, compreendendo o homem como um ser histórico, um ser de relações, agente dinamizador do mundo,  por ser ele ao mesmo tempo determinado e determinante  da realidade sendo capaz de previamente idealizar o seu feito, portanto um ser pensante e criador, entendemos que à educação cabe proporcionar as diferentes possibilidades nessa caminhada, tendo por isso um importante papel a desempenhar e deve assumi-lo”.

“Além disso, para atender esses objetivos contamos com um corpo docente em que 100% dos professores lotados no curso de Licenciatura em Matemática são efetivos, trabalham no regime de dedicação exclusiva, possuem mestrado e/ou doutorado, com experiência na educação superior variando entre 10 e 25 anos. Outro fator que contribui para a qualidade na formação dos discentes é a estrutura física e tecnológica da instituição. O IFRO oferece uma estrutura com salas de aula climatizadas equipadas com TV, computador, internet, laboratórios, biblioteca, centro de convivência, auditório, plataforma virtual para aulas remotas, entre outros espaços que também podem ser utilizados”, completa o docente.

 

Estágios, bolsas e projetos

A prática profissional é um propósito formativo e um princípio metodológico que reforça, no decorrer do currículo, a articulação entre os fundamentos teórico-conceituais e as vivências profissionais na Licenciatura em Matemática.  O estágio supervisionado é obrigatório para as licenciaturas, sendo realizado em parceria com as escolas estaduais de educação básica do município de Vilhena, com carga horária de 400 horas.

O estágio é dividido em duas etapas: Estágio I - Prática no Ensino Fundamental e Estágio II - Prática no Ensino Médio. Os acadêmicos também participam de programas que oferecem bolsas de estudo, que podem ser concedidas através de participação em programas e projetos institucionais ou em projetos de monitoria, de ensino, pesquisa e extensão, Programa Bolsa de Ensino/Iniciação à Docência (Proben/ID), Programa Bolsa de Ensino/Residência Pedagógica (Proben/RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Paralelamente são desenvolvidos projetos em que acadêmicos também podem participar: Curricularização da Extensão, nivelamento, de reforço, de pesquisa, preparação para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), entre outros.

“Os cursos de licenciatura oferecidos pelo IFRO se justificam nas origens da instituição; e o curso de Matemática, nas necessidades da Educação Básica das redes públicas de educação, onde grande parte dos professores de Matemática possuem graduações em outras áreas. Em função da falta de especificidade na formação, os alunos egressos do ensino fundamental e médio ingressam nos cursos de graduação ou de formação técnica sem o preparo adequado às exigências dos novos estudos”, comenta Edinalcio Syryczyk.

Segundo o Coordenador, informações fornecidas pela Coordenação Regional de Educação de Vilhena (CRE/Seduc), a rede estadual de ensino de Vilhena apresentava, à época da abertura do curso, um quadro de 55  professores na educação básica lecionando a disciplina de Matemática, mas 85,45% não possuíam a habilitação específica requerida. Na rede municipal, segundo a Secretaria de Educação, o problema se repetia: existiam 15 professores atuantes na cadeira de matemática, porém 26,6% formados em áreas diferentes de Matemática.

“Portanto, apesar da crescente importância da Matemática no mundo contemporâneo, em Rondônia, sobretudo no Cone Sul do estado, é visível a presença de um vácuo educacional concernente à oferta do curso, em razão da carência de instituições de ensino superior que ofereçam a graduação em questão. O fato gera a manifesta falta de profissionais habilitados na área”, conclui Edinalcio.

 

Formação docente 

Egresso Lucas no curso em Campinas 1

Lucas Ludgerio Chuviru, que atualmente é professor de Matemática e Física na Secretaria de Educação (Seduc/RO) no Distrito de União Bandeirantes (pertencente a Porto Velho) e mestrando em Ensino de Física na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), terminou a licenciatura no ano de 2021. Neste início de ano, o egresso do IFRO foi selecionado para participar da ESPEM 2025 (Escola Sirius para Professores do Ensino Médio), no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP), entre 13 e 17 de janeiro.

Ele ingressou no curso de Licenciatura em Matemática no IFRO Campus Vilhena em 2017. “A decisão de iniciar essa trajetória foi possível graças ao apoio de professores do meu ensino médio, que acreditaram em mim e me ajudaram financeiramente, pois Vilhena está a quase 920 km da minha cidade natal. Durante o curso, enfrentei muitos desafios, como conciliar trabalho e estudo, e durante o primeiro ano tive que me deslocar até o Instituto de bicicleta (não tinha condições de arcar com van ou qualquer outro meio de transporte). Contar com auxílios estudantis, como moradia, transporte e até para a compra de óculos de grau, foi essencial para a conclusão dessa etapa, que representou a realização de um sonho”, recorda.

A formação ofertada pelo IFRO em oito semestres contribui para que o profissional se reconheça como educador crítico, capaz de utilizar e discutir os conteúdos da Matemática como instrumentos para a promoção da cidadania e a integração dos diferentes sujeitos neste desafio, no sentido, inclusive, da superação de um histórico de perdas nos processos educacionais relativos à matéria.

Na opinião do agora docente, a formação recebida no IFRO ajudou a moldar suas escolhas profissionais, pois “a formação no IFRO foi transformadora, não apenas me proporcionando uma base sólida em Matemática, mas também ampliando minha visão sobre o papel da educação científica. Essa experiência consolidou minha paixão pelo ensino e reforçou meu compromisso em contribuir para a transformação da realidade de outros jovens, assim como meus professores fizeram por mim. A oportunidade de vivenciar tanto a teoria quanto práticas educativas me deu clareza sobre a importância de uma abordagem integrada entre ciência e educação, me possibilitando ingressar em um curso de mestrado posteriormente”.

Sobre a capacitação recebida agora em São Paulo, lembra que “durante o ensino médio, quase não tive aulas de Física devido à falta de professores. Ao retornar à escola em que estudei, como docente em 2023, assumi a missão de ensinar Física, o que me motivou a fazer uma segunda graduação na área, concluída em 2024. No Mestrado em Física, tive contato com a Física Moderna e com o estudo de aceleradores de partículas, despertando o desejo de conhecer mais sobre essas tecnologias e de vê-las em funcionamento. Essa jornada é um reflexo da sólida base que o IFRO me proporcionou, tanto em Matemática quanto em Física”.

Durante sua permanência no Sirius, Lucas ressalta a imersão de uma semana em que pôde conhecer as instalações, participar de palestras, mesas-redondas, oficinas e laboratórios. “Conheci o Projeto Intitulado ESPEM – Escola Sirius para Professores do Ensino Médio em uma aula do mestrado, onde uma colega de turma contou sua experiência, pois havia participado da edição de 2023. No dia que ela nos contou procurei mais informações e, para minha surpresa, a inscrição terminava naquele dia. Para participar eu tinha que comprovar ser professor de física, química ou biologia, pois o projeto é para profissionais destas áreas, e atuante. Da parte documental, estaria tudo ok para eu participar, mas o mais importante para a seleção era escrever uma carta de motivação, sobre minha trajetória acadêmica e o porquê eu gostaria de conhecer o Sirius. E, modestia a parte, escrever sobre a minha história envolvendo a educação foi o mais fácil, pois amo o que faço. Participei da seleção em setembro de 2024, ao qual se inscreveram quase 700 professores do Brasil, e selecionaram 60, onde fui o único professor de Física selecionado no estado, juntamente com a professora Keytlyn S. L. Gonçalves (Química) de Buritis”.

O resumo sobre a participação na 7ª edição do evento, que é realizado desde 2019, é de ter sido uma realização incrível, representando Rondônia e a formação acadêmica prévia “em um ambiente tão renomado foi uma honra e uma responsabilidade que valorizei imensamente”. E completa: “para começar, eu nunca tinha viajado de avião, então minha alegria já começou por aí. Estar no maior acelerador de partículas da América do Sul foi uma experiência transformadora. Contribuiu significativamente para meu crescimento profissional ao ampliar meu conhecimento em novas tecnologias e projetos de pesquisa avançados”.

A meta da formação do IFRO é que o licenciado em Matemática pelo Campus Vilhena seja um profissional dinâmico, com sólidos conhecimentos na área e capaz de agir de forma contextualizada, consciente do seu papel e dos impactos de suas ações e das pessoas que instrui no mundo globalizado. Veja o restante da entrevista feita com o ex-acadêmico da instituição:

IFRO Campus Vilhena: De que forma essa experiência no Sirius contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e pessoal?

Professor Lucas: Pretendo compartilhar com meus alunos os aprendizados e a inspiração que obtive no Sirius, mostrando como a ciência e a pesquisa podem transformar o mundo, incentivando-os a explorar seus próprios interesses científicos. Principalmente onde trabalho atualmente, pois meus alunos moram num lugar de difícil acesso (Distrito União Bandeirantes). Mas tento mostrar para eles que tudo é possível, e a educação pode ajudar, pois eu morei onde eles moram, eu tinha a realidade que eles vivenciam, e eu corri atrás e consegui. E hoje trabalhar na escola que me formei me proporciona trazer esperança para essas crianças. E isso não tem preço.

IFRO Campus Vilhena: Durante a sua visita ao Sirius, você teve contato com novas tecnologias e projetos de pesquisa. Como essa vivência pode influenciar suas futuras ações como educador e pesquisador?

Professor Lucas: Toda essa experiência no Sirius e minha formação no IFRO, me fez querer ainda mais seguir com a pesquisa. Logo quando terminar o Mestrado (previsto conclusão no final de 2025) pretendo pleitear o Doutorado em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura (REDECIM).

IFRO Campus Vilhena: Você acha que essa experiência no Sirius vai contribuir de alguma forma para a sua atuação em sala de aula? Como você pretende compartilhar com seus alunos os aprendizados que teve lá?

Professor Lucas: Sim, acredito que a experiência no Sirius contribuirá significativamente para minha atuação em sala de aula. Além de aprofundar meus conhecimentos sobre Física e tecnologias avançadas, essa vivência me proporcionou uma visão mais concreta sobre como a ciência é aplicada na prática. Pretendo compartilhar com meus alunos os aprendizados de forma acessível e envolvente, utilizando exemplos reais do que vi no Sirius para mostrar a relevância da Física no mundo atual. Vou também incorporar esses conhecimentos em projetos interdisciplinares, experimentos práticos e debates sobre avanços científicos, incentivando os alunos a explorarem suas curiosidades e a enxergarem a ciência como algo transformador e possível para eles. Assim, espero inspirá-los a buscar caminhos acadêmicos e profissionais na ciência.

IFRO Campus Vilhena: Vamos falar um pouco sobre o papel da educação e da pesquisa no Brasil. Como você vê o impacto da ciência e da pesquisa no desenvolvimento do Brasil, especialmente em áreas como Física e Matemática? De que forma a sua formação no IFRO, como instituição que alcança, além do ensino, também a pesquisa e a extensão, contribuiu para o seu interesse pela pesquisa?

Professor Lucas: A ciência e a pesquisa são fundamentais para o progresso do Brasil, especialmente em áreas como Física e Matemática, contribuindo para inovação, desenvolvimento tecnológico e econômico. A formação no IFRO, com seu foco em pesquisa e extensão, fortaleceu meu interesse por essas áreas e minha crença no poder transformador da educação científica. Além disso, a ciência e a pesquisa permitem que o Brasil enfrente desafios globais com soluções inovadoras, especialmente em áreas estratégicas como energia, tecnologia e sustentabilidade, onde a Física e a Matemática desempenham papéis centrais. No IFRO, a vivência em projetos de extensão e pesquisa me mostrou que a educação vai além da sala de aula, envolvendo o desenvolvimento de habilidades críticas, resolução de problemas e colaboração. Essa formação ampliou minha perspectiva, me incentivando a buscar o mestrado e a explorar novas fronteiras no ensino e na pesquisa científica, sempre com o objetivo de aplicar esse conhecimento em prol da sociedade e da educação.

IFRO Campus Vilhena: Você acredita que experiências como a sua no Sirius podem inspirar outros egressos do IFRO a buscarem oportunidades semelhantes?

Professor Lucas: Espero que minha experiência no Sirius possa inspirar outros egressos do IFRO a buscar oportunidades semelhantes, mostrando que é possível alcançar grandes conquistas através da dedicação aos estudos e da busca por desafios acadêmicos. Sei que não é fácil, para mim também não foi. Mas, se tivermos força de vontade e nos dedicarmos, podemos realizar todos os nossos sonhos.

IFRO Campus Vilhena: Que mensagem você gostaria de deixar para os alunos e futuros egressos do IFRO, especialmente para aqueles que estão começando a trilhar sua jornada acadêmica?

Professor Lucas: Aos alunos e futuros egressos do IFRO, minha mensagem é que aproveitem ao máximo as oportunidades oferecidas pela instituição. Dediquem-se aos estudos, envolvam-se em projetos de pesquisa e não tenham medo de buscar desafios que possam expandir seus horizontes acadêmicos e profissionais.

  • Campus_Vilhena_-_Imagens_2023_10
  • Egresso_Lucas_no_curso_em_Campinas_1
  • Egresso_Lucas_no_curso_em_Campinas_2
  • Egresso_Lucas_no_curso_em_Campinas_3
Fim do conteúdo da página