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Estudantes de Arquitetura e Urbanismo apresentam pesquisas em andamento

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2024, 16h02 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2024, 18h03 | Acessos: 252

Vilhena Arquitetura 9O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena realizou evento de apresentação dos Trabalhos Conclusão de Curso (TCC) em desenvolvimento pelos acadêmicos.

No dia 17/09, os estudantes fizeram as apresentações, que fazem parte do planejamento da disciplina de TCC I, ministrada pela Professora Áurea Dayse Cosmo da Silva e que possui como principal objetivo permitir que a comunidade acadêmica conheça as pesquisas em desenvolvimento, além de avaliar o desempenho dos alunos na exposição de um trabalho científico, preparando-os para a apresentação final do trabalho acadêmico na conclusão do curso.

As temáticas escolhidas pelos estudantes apresentam relevância social e regional das pesquisas, abordando tópicos como patrimônio histórico e cultural, acessibilidade, sustentabilidade, além de preocupação com questões urbanas. A dinâmica das apresentações envolveu a exposição oral dos trabalhos em formato de pôster, avaliados por uma banca composta por três profissionais, incluindo egressos do curso e arquitetos renomados da cidade. Além dos avaliadores, o evento contou com a presença de familiares dos alunos e a comunidade acadêmica do IFRO, convidados para prestigiar os trabalhos.

“É uma oportunidade para que eles dialoguem e defendam suas ideias, preparando-se para as etapas mais avançadas do TCC II, onde devem propor soluções inovadoras, adequadas ao contexto regional”, explicou a Professora Áurea. A expectativa é que os trabalhos continuem a evoluir, com a elaboração de propostas projetuais que impactem positivamente o ambiente urbano e arquitetônico da região de Vilhena.

Alinha Aranha, ao relatar sua experiência, destacou a importância da etapa inicial. “A apresentação do meu TCC I foi agradável. Senti segurança ao expor minha temática e responder às perguntas dos avaliadores. A pesquisa que realizei sobre a expansão urbana de Vilhena e seus efeitos na qualidade de vida evidenciou a carência de espaços de lazer na região norte da cidade, mostrando a importância de estudos voltados para nossa realidade local”, afirmou a aluna.

O seminário também foi uma oportunidade para os demais estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo conhecerem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e se prepararem para suas futuras apresentações de TCC. A expectativa é que, assim como nas edições anteriores, os projetos desenvolvidos ao longo do curso sigam sendo premiados e reconhecidos pela qualidade acadêmica e relevância prática.

 

Estudos em andamento

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Diversos temas estão sendo pesquisados pelos futuros arquitetos. Entre eles os de Aline da Silva Aranha: A expansão urbana de Vilhena-RO e seus efeitos na paisagem e qualidade de vida; Andreza de Souza Guimarães: Cidade amiga do idoso: uma visão dos espaços públicos de Vilhena-RO; Diana Camila Langa de Souza: A influência da neuroarquitetura no desenvolvimento social de crianças autistas em Vilhena-RO; Eduarda Dutra Ferreira: Cohousing sênior: um estudo de necessidade e viabilidade para a cidade de Vilhena-RO; Fabricio Barbosa dos Anjos: Explorando as possibilidades do design generativo em elementos urbanos: uma perspectiva paramétrica; Gabriel Damascena Barros: Arquitetura educacional: a influência do espaço-ambiente no desenvolvimento da aprendizagem infantil segundo a abordagem de Reggio Emília; Gean Kozowski: Cidade sustentável: um estudo de viabilidade técnica da implantação de uma usina de rcc em Vilhena-RO; Geovane Conceição do Carmo: Espécies frutíferas no contexto urbano: uma análise residencial unifamiliar do bairro Centro em Vilhena-RO; Isabely Thaís Lopes Moura: Entre ruas e ruínas: estudo de um vazio urbano em Vilhena-RO; Jaqueline de Araujo Anciloto: Mais que refeições: restaurante popular como espaço de socialização; Julia dos Santos Gonçalves: Arquitetura comercial: a importância dos espaços físicos para conexão do cliente com a marca; Khetlyn Soares Pio: Arquitetura escolar: espaço como ponto norteador para a qualidade do ensino; Lysania Frissélli Ferreira dos Santos Schaida: Planejamento urbano e infância: análise de políticas e espaços públicos; Maria Beatriz Silva Garcia: Ambientes restauradores: o papel da arquitetura na recuperação de pacientes oncológicos; Mariana Peixoto Brito Sampaio: Moda como vetor de transformação urbana: a implantação de uma galeria de moda; Marilene Ferreira: Forte Príncipe da Beira e ruínas adjacentes no cenário arquitetônico: conservação e restauro de um legado; Samuel Castro Borges: Arquitetura esportiva como ferramenta de educação e integração social na comunidade de Vilhena-RO; Sulivan da Silva e Silva: Desafios e soluções: mudanças da norma para aquisição de obras e serviços de engenharia e arquitetura na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021); Vanessa Oliveira de Almeida: Arquitetura e obesidade: análise de espaços públicos obesogênicos em Vilhena-RO; Victor dos Santos Souza: Projetar na amazônia: design passivo em habitações populares de Vilhena-RO; e Vitória Targino Mazala: A produção (extensiva) do espaço urbano de Vilhena-RO.

 

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