Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 07h35 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 07h35 | Acessos: 39

Fruticultura Curso em Vilhena 3Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e agregar valor à produção local, o curso de Fruticultura, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, teve início no dia 04 de maio de 2024, na Associação Águas Claras. Parte do Programa Bioeconomia na Amazônia Legal, o curso integra ações voltadas para qualificar trabalhadores nas cadeias produtivas da bioeconomia, com foco em tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

O curso está em sua reta final, e os alunos já podem observar mudanças concretas nas suas propriedades e no modo como lidam com a fruticultura. Algumas aulas práticas foram realizadas diretamente nas propriedades dos alunos, proporcionando transformações significativas para os agricultores familiares. Na formação busca-se promover intervenções diretas no manejo das plantações, possibilitando aos participantes aplicarem técnicas de produção orgânica, manejo sustentável, controle de pragas e processos de colheita e pós-colheita. Além disso, incentiva o uso responsável de defensivos agrícolas, alinhando a produção às práticas ecológicas.

Suzana Pereira, agricultora e participante do curso, destaca a importância das aulas práticas para o aprendizado. “Gostaria de agradecer ao IFRO por essa oportunidade. As disciplinas dos professores nos trouxeram muito conhecimento. Reunir teoria e prática foi essencial para aplicarmos nas nossas propriedades. Esse curso nos deu mais ferramentas para superar desafios e continuar aprendendo”, afirma.

Outro ponto forte do curso é o incentivo à organização associativa entre os pequenos produtores, uma estratégia que visa a otimizar os negócios e aumentar a competitividade dos agricultores familiares no mercado. O conhecimento adquirido pelos participantes almeja não só aumentar a produtividade, mas também fomentar práticas que tragam retorno econômico sem comprometer o equilíbrio social e ambiental.

A oferta do curso foi viabilizada pelo Programa Bioeconomia na Amazônia Legal, que pretende introduzir tecnologias que agreguem valor aos produtos regionais, fortalecendo as cadeias produtivas locais. O Curso de Fruticultura, em particular, tem se destacado por trazer soluções inovadoras para a verticalização da produção, ampliando as possibilidades de comercialização e desenvolvimento das comunidades envolvidas.

• Fruticultura-Curso_em_Vilhena_1
  • Fruticultura-Curso_em_Vilhena_2