Campus Vilhena leva experiência sobre Encontro de Egressos  para o CONNEPI

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2024, 15h18 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2024, 15h18 | Acessos: 75

Emylly SamyllyO projeto com objetivos e resultados alcançados durante o Encontro de Egressos do Curso Técnico em Informática, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi apresentado no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) pelo Professor Douglas Legramante e pela aluna colaboradora Emylly Samylly César Gritti.

Realizado no dia 17 de outubro de 2023, no auditório do IFRO Campus Vilhena, o evento teve como objetivo fortalecer o vínculo entre egressos, discentes e instituição, além de fornecer uma visão atualizada sobre as oportunidades e os desafios da área.

A iniciativa foi coordenada pelos Professores Douglas Legramante e Maria Helena Ferrari, e contou com a colaboração de Emylly Samylly e de Laís Amaro da Luz Batista, que auxiliaram na organização e execução das atividades.

Segundo os organizadores, o Encontro foi fundamentado em estudos que reforçam a importância de acompanhar os egressos e promover eventos acadêmicos que favoreçam a integração e o networking, essenciais para o desenvolvimento profissional contínuo. A metodologia do evento incluiu palestras, rodas de conversa e momentos de interação, oferecendo aos participantes uma oportunidade para discutirem suas experiências no mercado e refletirem sobre as atuais demandas da profissão.

Durante o evento, os palestrantes abordaram temas variados, desde trajetórias profissionais até as habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho atual. As rodas de conversa permitiram que os alunos e os ex-alunos compartilhassem suas vivências, facilitando um ambiente de aprendizado e motivação. Os resultados do evento descritos no projeto evidenciam que houve impacto positivo nas percepções dos alunos sobre a profissão, com relatos de maior motivação e clareza em relação às escolhas futuras.

O evento, ao fomentar o diálogo entre diferentes gerações de profissionais, reforçou o compromisso do IFRO com a formação continuada e o sucesso de seus alunos no mercado de trabalho. E a apresentação do projeto no Connepi 2024 destacou a importância desse tipo de iniciativa para o crescimento profissional dos alunos e reforçou a relevância de ações que integram teoria e prática, auxiliando na formação de uma rede de contatos e na construção de trajetórias profissionais bem-sucedidas.