Sistema de Controle Automatizado de Alarme Escolar do Campus Vilhena é apresentado no CONNEPI
Um sistema desenvolvido por alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi um dos representantes no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em agosto, em Belém (PA). O Sistema de Controle Automatizado de Alarme Escolar teve como representantes na capital paraense: Elias Moreira dos Santos e o Coordenador Douglas Legramante. A iniciativa busca otimizar a gestão dos horários escolares utilizando tecnologias emergentes.
Eles explicam que no contexto educacional, uma comunicação clara e eficiente dos horários de início e término das aulas é fundamental para o bom funcionamento das atividades escolares. O sistema proposto automatiza o controle da sirene escolar por meio de um microcontrolador Arduino, promovendo uma solução prática e tecnológica para evitar atrasos e desorganizações causadas por falhas na programação manual do alarme.
A construção do sistema envolveu várias etapas. Inicialmente, foi desenvolvido um protótipo da interface utilizando o Figma, com o objetivo de criar um design amigável e intuitivo para os usuários do sistema. Em seguida, foi desenvolvida uma aplicação web utilizando JavaScript e o framework React, que permitiu o reuso de componentes, tornando o processo de desenvolvimento mais ágil e eficiente. Na fase de implementação técnica, a equipe optou por utilizar o microcontrolador Nodemcu v3, baseado no ESP8266, que permite a comunicação via Wi-Fi, essencial para as especificações do projeto.
Segundo o Professor Douglas, a implementação do sistema trará grandes benefícios para a instituição. “A implementação deste sistema na instituição trará benefícios tanto para os estudantes quanto para a própria instituição, melhorando a gestão dos horários e eliminando inconvenientes causados pela desconfiguração do alarme”.
A apresentação do projeto no Connepi demonstrou a relevância da integração entre ensino, pesquisa e tecnologia, evidenciando o potencial de soluções tecnológicas para desafios cotidianos nas instituições de ensino. Além de Elias Moreira dos Santos, os estudantes André Orocondo Lopes Aguirre, Mateus Orocondo Lopes Aguirre e Yan Fernando Lobato também colaboraram no desenvolvimento do projeto, contribuindo e aprimorando suas habilidades em programação e hardware.
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