Projeto Dashboard do Campus Vilhena é voltado à análise do desempenho acadêmico
O Projeto “Dashboard para Análise de Desempenho Acadêmico”, desenvolvido por estudantes e professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma ferramenta de visualização de dados que centraliza informações de diversas fontes, permitindo uma análise ágil e precisa do rendimento dos estudantes.
O grupo responsável pela criação do dashboard é composto pelos alunos Amara Liz Egler Cardoso, João Pedro Guerini Pasquali e Hiago Gabriel Gonçalves André, sob a coordenação dos Professores Douglas Legramante e José Lucas Brandão Montes. De acordo com os responsáveis, o uso da tecnologia de informação na educação já apresenta resultados positivos.
“Com a tecnologia, podemos identificar padrões, prever tendências e personalizar a experiência de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para um melhor rendimento acadêmico”, explica o Coordenador do projeto, Douglas Legramante. Além de facilitar a identificação de alunos com baixo rendimento, o dashboard atualiza informações de forma dinâmica, o que torna as reuniões do conselho de classe mais eficazes. Com a automatização dos processos, a redução de erros e a clareza nas apresentações foram significativamente aprimoradas, permitindo intervenções pedagógicas mais rápidas e precisas.
O projeto já passou por sua fase inicial e agora passará por testes e atualizações. A equipe estuda possíveis reajustes e a adição de novas funcionalidades para tornar a ferramenta ainda mais robusta. Recentemente, a estudante Amara Liz Egler Cardoso e o Professor Douglas Legramante apresentaram o projeto no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Belém (PA), entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, consolidando o sucesso da iniciativa e destacando seu potencial para impactar positivamente o ensino no IFRO Campus Vilhena.
Redes Sociais