Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFRO Vilhena terão Simulado do ENEM

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2024, 14h10 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2024, 14h10 | Acessos: 300

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizarão, nos dias 17 e 24 de agosto, as provas da primeira etapa do Simulado do Enem. A ação faz parte do projeto de ensino “Simulado ENEM: Integrando Conhecimentos”, que tem como objetivo preparar os estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Vilhena Enem

O projeto multidisciplinar disponibilizou 300 vagas e tem como metas aprimorar a familiaridade dos alunos com o formato da prova nacional, melhorar suas habilidades de resolução de questões e gestão do tempo, e possibilitar um planejamento mais eficaz dos estudos com base nos resultados obtidos.

Idealizado por uma comissão composta por docentes e técnicos administrativos, sob a coordenação do Professor Luiz Claudio da Silva, o projeto surgiu da necessidade identificada pelos educadores de alinhar os conteúdos abordados em sala de aula com os exigidos pelo Enem. A proposta é promover um diálogo entre a base comum do currículo e as áreas técnicas dos cursos, aprimorando a integração dos conhecimentos e preparando os alunos para as demandas do Exame.

O simulado será aplicado duas vezes ao longo de 2024, nos meses de agosto e outubro, e será estruturado em duas etapas, realizadas aos sábados. As provas seguirão o formato do Enem e serão realizadas pela manhã. Se necessário, uma aplicação adicional será realizada no domingo para atender alunos sabatistas. O campus oportunizará a participação de todos os estudantes, providenciando transporte e demais necessidades logísticas. Cada aplicação do simulado será precedida por uma seleção e organização das questões por eixo tecnológico, e, após a correção, os resultados serão disponibilizados em uma planilha compartilhada com os docentes. Essa abordagem permitirá uma análise detalhada das dificuldades dos alunos e a formulação de estratégias de ensino personalizadas.

A primeira fase do projeto inclui a aplicação do simulado, análise dos resultados e definição de metas e ações de reforço, enquanto a segunda fase consiste na reaplicação da prova, seguindo a mesma metodologia, para ajustar as estratégias educacionais para o ano seguinte. De acordo com o Professor Luiz Claudio, “o Instituto Federal oferece ensino médio integrado aos cursos técnicos, o que não significa que os estudantes estejam limitados a esse nível de ensino. Este projeto é fundamental para integrar conhecimentos e proporcionar aos estudantes a oportunidade de continuar seus estudos em nível de graduação e além”.

Ele ainda acrescenta que “a integração entre a base comum e a área profissionalizante resulta em ações que promovem um conhecimento mais abrangente e aplicável”. O projeto começou a ser delineado durante uma reunião do Colegiado de Curso na Semana Pedagógica, com a intenção de ser desenvolvido anualmente. Segundo os idealizadores, o simulado contribui significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos no Enem, além de proporcionar uma visão mais clara da integração dos conteúdos ministrados e promover uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.