Estudantes do IFRO Vilhena terão Simulado do ENEM

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2024, 14h10 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2024, 14h10 | Acessos: 302

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizarão, nos dias 17 e 24 de agosto, as provas da primeira etapa do Simulado do Enem. A ação faz parte do projeto de ensino “Simulado ENEM: Integrando Conhecimentos”, que tem como objetivo preparar os estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Vilhena Enem

O projeto multidisciplinar disponibilizou 300 vagas e tem como metas aprimorar a familiaridade dos alunos com o formato da prova nacional, melhorar suas habilidades de resolução de questões e gestão do tempo, e possibilitar um planejamento mais eficaz dos estudos com base nos resultados obtidos.

Idealizado por uma comissão composta por docentes e técnicos administrativos, sob a coordenação do Professor Luiz Claudio da Silva, o projeto surgiu da necessidade identificada pelos educadores de alinhar os conteúdos abordados em sala de aula com os exigidos pelo Enem. A proposta é promover um diálogo entre a base comum do currículo e as áreas técnicas dos cursos, aprimorando a integração dos conhecimentos e preparando os alunos para as demandas do Exame.

O simulado será aplicado duas vezes ao longo de 2024, nos meses de agosto e outubro, e será estruturado em duas etapas, realizadas aos sábados. As provas seguirão o formato do Enem e serão realizadas pela manhã. Se necessário, uma aplicação adicional será realizada no domingo para atender alunos sabatistas. O campus oportunizará a participação de todos os estudantes, providenciando transporte e demais necessidades logísticas. Cada aplicação do simulado será precedida por uma seleção e organização das questões por eixo tecnológico, e, após a correção, os resultados serão disponibilizados em uma planilha compartilhada com os docentes. Essa abordagem permitirá uma análise detalhada das dificuldades dos alunos e a formulação de estratégias de ensino personalizadas.

A primeira fase do projeto inclui a aplicação do simulado, análise dos resultados e definição de metas e ações de reforço, enquanto a segunda fase consiste na reaplicação da prova, seguindo a mesma metodologia, para ajustar as estratégias educacionais para o ano seguinte. De acordo com o Professor Luiz Claudio, “o Instituto Federal oferece ensino médio integrado aos cursos técnicos, o que não significa que os estudantes estejam limitados a esse nível de ensino. Este projeto é fundamental para integrar conhecimentos e proporcionar aos estudantes a oportunidade de continuar seus estudos em nível de graduação e além”.

Ele ainda acrescenta que “a integração entre a base comum e a área profissionalizante resulta em ações que promovem um conhecimento mais abrangente e aplicável”. O projeto começou a ser delineado durante uma reunião do Colegiado de Curso na Semana Pedagógica, com a intenção de ser desenvolvido anualmente. Segundo os idealizadores, o simulado contribui significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos no Enem, além de proporcionar uma visão mais clara da integração dos conteúdos ministrados e promover uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.