Campus Vilhena oferta, através do Projeto IFRO Atleta Cidadão, turmas de futsal, voleibol, basquete, handebol e atletismo

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 17h24 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 16h03 | Acessos: 166

IFRO Atleta Cidadão Vilhena 4

O Campus Vilhena, através do Projeto IFRO Atleta Cidadão, está ofertando turmas nas seguintes modalidades esportivas: futsal, voleibol, basquetebol, handebol (uma turma cada) e atletismo (duas turmas).

De acordo com o edital, disponível no link: https://selecao.ifro.edu.br/reitoria/1342-edital-n-9-2024-fluxo-continuo-do-projeto-ifroatleta-cidadao, as inscrições ocorrerão por meio do link do formulário de inscrição do Projeto “IFRO Atleta Cidadão”: https://forms.gle/4VpkWALNRiSMKG918, durante o período do ano de 2024, sempre do dia 25 do mês vigente até o dia 5 do mês subsequente a partir da publicação do edital, pois trata-se de um projeto de fluxo contínuo.

Podem participar estudantes, regularmente matriculados em escolas da rede pública ou privada, com faixa etária entre 13 e 17 anos, exceto para as turmas propostas nas aldeias indígenas que é de 11 a 18 anos. No Campus Vilhena, as atividades estão sob comando do professor de Educação Física, Sílvio Francisco do Vale, e iniciaram  em 06 de maio com uma turma de futsal, voleibol, basquetebol, handebol e duas turmas de atletismo. Os jogos e encontros são realizados, geralmente, nas terças e quintas-feiras, mas também, às vezes, nas sextas-feiras e nos sábados.  Esses encontros ocorrem, conforme a modalidade, no Estádio Arnaldo Lopes Martins (Portal da Amazônia), na Escola FAVOO, no Ginásio Magal, na Escola Cleonice Batista e na Escola Álvares de Azevedo.

Sobre o Projeto

O projeto IFRO Atleta Cidadão é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia que tem como objetivo a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar, ligados diretamente à formação integral de estudantes que se destacam em atividades esportivas. O projeto funciona por meio de ações que visam a desenvolver o potencial esportivo dos estudantes, promovendo, dessa forma, cidadania e engajamento social.

Os alunos participantes têm acesso a treinamentos específicos de suas modalidades esportivas, acompanhamento de profissionais da área, participação em competições regionais e nacionais, além de atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de liderança. Além disso, o projeto também oferece apoio acadêmico aos estudantes-atletas, garantindo que consigam conciliar seus treinos e competições com os estudos. Dessa forma, o IFRO Atleta Cidadão busca formar cidadãos conscientes, responsáveis e bem-sucedidos tanto no esporte quanto na vida acadêmica e social.

São modalidades esportivas ofertadas pelos onze polos distribuídos pelo estado de Rondônia: futsal, futebol, voleibol, handebol, basquetebol e atletismo. Inicialmente foram ofertadas 40 vagas por modalidade, podendo chegar a um total de 2.640 alunos alcançados pelo Programa. Após efetivadas suas matrículas, os atletas farão jus a uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 para ajuda de custo.

Terá direito a certificado de participação no Projeto o aluno que tiver 75% ou mais de frequência e, aproveitamento mínimo de 60% das pontuações nas atividades propostas.

• IFRO_Atleta_Cidadão_-_Vilhena
  • IFRO_Atleta_Cidadão_-_Vilhena_-_2