Em parceria com o Senar, Campus Vilhena oferta curso de operação de drone

Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2024, 19h09 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 20h21 | Acessos: 347

Campus Vilhena Curso Drone 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou a oferta do curso "Operação de aeronave remotamente pilotada - (Drone) RPA", inserido na área ocupacional: Agricultura de precisão - drones.  A formação foi possibilitada para duas turmas de quinze alunos, entre os dias 23 a 26 de abril e 29 de abril a 2 de maio. A carga horária do curso foi de 32 horas.

Segundo a coordenação da capacitação, o curso de drone é de extrema importância para quem deseja operar de forma segura e legal essa tecnologia. Com a popularização dos drones, é fundamental que os operadores tenham conhecimento sobre as leis e regulamentações vigentes, além de saber como pilotar o equipamento de forma segura. Além disso, o curso de drone também abordou questões técnicas, como manutenção do equipamento, planejamento de voo, segurança operacional, entre outros aspectos essenciais para garantir o bom funcionamento e a eficiência do drone.

“Por fim, a realização desse curso também pode ser um diferencial no mercado de trabalho, já que cada vez mais empresas estão utilizando drones em operações e buscam profissionais qualificados para operar esses equipamentos. Portanto, investir em um curso de drone pode abrir portas para novas oportunidades profissionais”, destacou a coordenação do curso.

Conforme a Chefe do Departamento de Extensão do campus, Maria Helena Ferrari, o IFRO se propôs a oferecer esse curso em parceria com o Senar, uma vez que é “uma entidade que oferece cursos e capacitações, principalmente, para trabalhadores rurais e que tem a missão de promover a educação e o desenvolvimento profissional no campo, contribuindo para o aumento da produtividade e qualidade de vida no meio rural. Ademais, o objetivo principal é aperfeiçoar profissionais na operação de aeronaves remotamente pilotada RPA, isto é, drone”.

Durante o curso, algumas competências e habilidades foram desenvolvidas, como por exemplo: operar aeronave de asas rotativas remotamente pilotadas (drone), aplicar as técnicas de sensoriamento remoto e identificar os tipos de drone. Os participantes também conheceram a legislação e as normas vigentes de operação de aeronave remotamente pilotada e a história do drone. Os alunos também aprenderam a instalar os aplicativos e softwares para voo no smartphone ou tablet, identificar partes do drone e realizar checagem dos aspectos essenciais pré-voo. Para finalizar, os estudantes também simularam voo; realizaram voo manual, transferiram e compartilharam imagens e vídeos capturados, processaram dados no aplicativo e conheceram as normas de segurança.

Uma das cursistas, Lucinéia, disse que "o curso foi excelente!", pois observou "algumas coisas que deixaram o curso mais interessante." No primeiro dia, de acordo com Lucinéia, o instrutor "perguntou aos participantes sobre a experiência que cada um tinha com drone e o que eles esperavam do curso". A partir disso, ele trouxe explicações mais direcionadas às expectativas dos alunos. A cursista afirma que seu foco inicial era aprender sobre mapeamento e aprender a controlar um drone com mais segurança. Por outro lado, ficou feliz em aprender sobre as diversas funcionalidades do equipamento. “O curso superou minhas expectativas”, avaliou.

• Campus_Vilhena_-_Curso_Drone
  • Campus_Vilhena_-_Curso_Drone_1