Campus Vilhena inicia Curso de Informática Básica para alunos do ensino médio da Escola Estadual Álvares de Azevedo

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 14h01 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 20h03 | Acessos: 161

Informática Vilhena 4As aulas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Informática Básica, destinado aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Álvares de Azevedo, foram iniciadas no último dia 15 de março no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. Participam 30 estudantes selecionados através do Edital nº 20/2024. O objetivo geral é capacitar os estudantes a realizarem operações básicas, utilizando os recursos fundamentais da computação, de forma ágil e eficiente, visando à inserção no mercado de trabalho.

As aulas são presenciais, às sextas-feiras, no período vespertino, das 13h45 às 15h15, e terão duração total de 50 horas. Coordenado por Douglas Legramante, o curso conta com o suporte de alunos monitores Emylly Samylly Cesar Gritti, Kauan Richard Moreira de Andrade e João Corso, todos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

De acordo com a Chefe do Departamento de Extensão do IFRO Vilhena, Maria Helena Ferrari, a oferta de cursos FIC é uma forma de cumprir a missão da instituição, que vai além do ensino e pesquisa, englobando também o envolvimento dos alunos em atividades que contribuam para a melhoria da educação e qualificação profissional da comunidade externa. Ferrari ressalta ainda que a inclusão digital e a qualificação profissional são objetivos primordiais dessas iniciativas e que, por meio delas, o IFRO reforça seu compromisso com a educação de qualidade e a formação profissional, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local e para a capacitação dos futuros profissionais do mercado de trabalho.

Para João Corso, um dos alunos monitores, a participação nesse projeto é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido no curso técnico com outros estudantes. Corso destaca a importância da área da informática no mercado de trabalho atual e enaltece a troca de aprendizado que ocorre durante as atividades de monitoria.

• Informática-Vilhena_1
  • Informática-Vilhena_2