Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Vilhena promove Projeto de Nivelamento em Matemática para estudantes ingressantes

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 12h18 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 12h18 | Acessos: 445

Etapa1 Nivelamento 2No intuito de promover a excelência no ensino e combater possíveis lacunas de aprendizagem, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, está executando o Projeto de Nivelamento em Matemática. A ação ocorre sob a coordenação da Professora Sirlene Candido Vieira (Matemática), com a colaboração dos Professores Marcos Pinheiro Matos (Matemática) e Michel Osmar Costa Paiva (Engenharia Civil).

O projeto será dividido em etapas. A primeira fase consistiu em uma avaliação diagnóstica realizada com todos os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, cujos resultados serão analisados para identificar os pontos de dificuldade dos alunos. A partir daí, serão oferecidas oficinas, em contraturno, focadas nos conteúdos nos quais os estudantes apresentaram baixo rendimento, especialmente para os estudantes que demonstraram dificuldades nos conteúdos da avaliação diagnóstica.

Visando não apenas nivelar o conhecimento matemático, mas também criar oportunidades para que os estudantes adquiram os princípios fundamentais e desenvolvam habilidades matemáticas essenciais, o projeto busca ainda contribuir para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento integral discente, reduzindo, assim, possíveis problemas como evasão ou reprovação, especialmente no primeiro ano do curso.

Haverá colaboração de monitores que cursam a Licenciatura em Matemática no próprio campus. Eles terão a oportunidade de participar no edital de seleção que será publicado em breve. De acordo com os proponentes do projeto, para os licenciandos em Matemática que participarem como monitores, o projeto irá oferecer uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação, numa experiência prática em sala de aula.

Os docentes ressaltam que os conhecimentos em Matemática têm um impacto significativo no aprendizado das demais disciplinas, especialmente em cursos técnicos, de forma que o projeto terá efeito positivo em todas as áreas de estudo. Além de subsidiar os alunos com os elementos básicos da Matemática, facilitar o progresso nos estudos e contribuir no desenvolvimento de competências que servirão para o mercado de trabalho. A Professora Sirlene Candido Vieira acrescenta ainda que “este projeto contribuirá tanto no aprendizado da disciplina de Matemática, como também no aprendizado das demais disciplinas”.

Conforme a Coordenadora, compartilhando suas próprias experiências como egressa do curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO Campus Vilhena, “será importante também para os graduandos em Licenciatura em Matemática que serão monitores terem essa vivência em sala de aula. Eu, no início da minha graduação, tive essa oportunidade de ser monitora. Foi meu primeiro contato com a sala de aula”, relembra.

  • Etapa1-Nivelamento_1
  • Etapa1-Nivelamento_2
  • Etapa1-Nivelamento_3
 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.