Campus Vilhena sedia II Seminário de Educação Inclusiva e Diversidade

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 13h33 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h20 | Acessos: 1712

Seind Campus Vilhena 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, sediou entre os dias 13 e 15 de setembro o II Seminário de Educação Inclusiva e Diversidade. Palestras, minicursos, debates e apresentações culturais fizeram parte da programação do evento que promoveu e incentivou a formação, a reflexão, a difusão do conhecimento e a troca de experiências a respeito da educação inclusiva.

Capacitar os participantes para atuação junto à política de inclusão educacional e social, bem como discutir, analisar e integralizar as ações de combate à discriminação e preconceito, através do fortalecimento da atuação dos agentes educacionais foi a proposta geral do encontro. "Nesta segunda edição do SEIND contamos com a participação de outras instituições de ensino. Na programação, além de palestras, oficinas e minicursos sobre a temática, tivemos também os relatos dos alunos do IFRO que necessitam de atendimento educacional especializado", informou a Pró-Reitora de Ensino, Maria Fabíola Santos.

Segundo a coordenadora de educação inclusiva do IFRO, Shyrley de Almeida Alves, os relatos dos estudantes do IFRO vão contribuir para as ações de acessibilidade na instituição. “Percebemos com os relatos o que temos que melhorar para que estes estudantes tenham acesso, permanência e êxito”, reforçou.

Para o servidor do Campus Porto Velho Zona Norte, Ícaro Costa, os conhecimentos adquiridos no seminário o ajudarão a desempenhar suas atividades com maior eficácia. “Como agora estou lotado no setor de comunicação do IFRO, acho imprescindível saber me comunicar com todos. O evento foi um grande estímulo para mim, que irei buscar um curso de libras para aprender a linguagem de sinais.”, disse o profissional.

Diversas apresentações culturais permearam as atividades do II SEIND. No primeiro dia de evento, estudantes do IFRO e de outra instituição de educação apresentaram canções variadas.  O dia foi marcado ainda por apresentações dos alunos indígenas da etnia Nambikuara, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mamaindê de Cabixi.

Já no segundo dia alunos do segundo ano da turma do Curso Técnico em Informática, apresentaram duas encenações. Na primeira, foi feita uma adaptação do texto "E agora José" de Carlos Drummond de Andrade, com objetivo de dar um basta à violência doméstica. “A outra apresentação foi do texto do autor Caio Fernando de Abreu cujo tema refere-se às pessoas que criticam os outros que estão despreparados para a morte", explicou a professora e coordenadora da atividade, Liliane Nascimento.

• Seind_-_Campus_Vilhena__1
  • Seind_-_Campus_Vilhena__2