Egressas de Arquitetura e Urbanismo do IFRO Vilhena são premiadas pelo CAU/RO

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 07h45 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 07h51 | Acessos: 427

Vilhena Arquitetura5Egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, tiveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso selecionados no 6º Prêmio TCC CAU/RO 2022/2023, do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia. No total, 5 trabalhos de egressas foram premiados. Os trabalhos foram selecionados em três categorias: Habitação de Interesse Social; Arquitetura; Urbanismo e Paisagismo.

A solenidade de premiação ocorreu no dia 18 de dezembro, em Porto Velho (RO). De acordo com os organizadores, “o objetivo do evento é valorizar e divulgar a produção acadêmica com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado e aproximar os novos arquitetos tanto do mercado de trabalho quanto do Conselho e das Entidades correlatas”.

Premiada na categoria “Arquitetura”, Polyana Riva da Silva, comentou: “entrei no IFRO em 2018 e mal podia acreditar que estudaria em uma federal, foi uma alegria enorme! Durante esses 5 anos tive muitos aprendizados não somente a nível profissional, mas também pessoal. Fiz amizades incríveis e que mantemos até hoje e parte delas estiveram ao meu lado também sendo premiadas, a alegria é grande por ter tido o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado e com certeza foi triplicada por eu ter tido ao meu lado amigas que também foram premiadas”.

Segundo Polyana, “este prêmio não é só nosso, é também dos nossos orientadores que estiveram ao nosso lado nos apoiando durante 1 ano de produção, de professores que estavam dispostos a nos ajudar sempre e ao IFRO que nos ofertou o curso gratuito e de qualidade, todos eles fizeram enorme diferença no resultado final ao ponto dos nossos trabalhos serem reconhecidos a nível estadual pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO). O trabalho de cada uma de nós foi pensado e trabalhado para solucionar questões pertinentes que a população vilhenense enfrenta, assim como nos foi ensinado durante os Projetos de Extensão: levar o conhecimento para a comunidade, para além dos muros do instituto. Os nossos trabalhos são assim, são para a comunidade! ‘De graça recebestes, de graça deveis dar!’ O meu TCC parte de um questionamento que tive sobre a atual produção arquitetônica religiosa católica e de um incômodo que eu via da população sobre a reforma da Igreja Nossa Senhora Aparecida aqui do município”.

“Comecei a admirar a arquitetura religiosa durante as aulas de Teoria e História da Arquitetura ministrada pelo Professor Rodrigo Back, o qual tive a honra de ter como orientador durante essa fase, sempre me apoiando e direcionando para que o trabalho final fosse de qualidade. Não posso deixar de agradecer a Regina Morão, Coordenadora do curso e a Áurea Dayse que sempre estiveram dispostas a ajudar no que era possível e isso se estende até hoje, após um ano da conclusão do curso. Sem sombra de dúvidas o IFRO Vilhena tem um ensino de alta qualidade com um corpo docente sensacional que estão sempre ao nosso lado e não medem esforços para nos ensinar e ajudar. 7 trabalhos premiados, sendo 5 do IFRO Campus Vilhena, só comprova o quanto isso é verdadeiro”, conclui a agora egressa do IFRO.

No destaque dado pela Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Regina Morão, esta “é a segunda vez que participamos e também a segunda vez que trazemos muitos prêmios. Dos 7 prêmios ofertados neste VI Prêmio TCC, 5 são egressas do IFRO e isso é motivo de muito orgulho, além de trazer grande reconhecimento. Com certeza esse resultado incentiva a participação dos nossos estudantes, o V Prêmio já fez essa tarefa. É muito gratificante ver trabalhos do nosso curso sendo reconhecidos em outras instituições, tanto dentro da cidade como também no estado e no país, como tivemos recentemente, comprovando a qualidade do ensino do Instituto Federal na nossa região. Isso é resultado de muito trabalho dos professores envolvidos no curso, tarefa nada fácil, mas notícias como essa são compensadoras”.

As egressas premiadas foram, na categoria Arquitetura, Sandy Lemos Oliveira com o primeiro lugar: “Humanização na Arquitetura: Estudo e Proposta de um Anteprojeto de Uma Casa de Apoio em Vilhena-RO”. O segundo lugar ficou Polyana Riva da Silva: “Restauração da Tradição Arquitetônica Religiosa: Proposta de reformulação projetual da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Vilhena-RO”.

Pela categoria Urbanismo e Paisagismo, o segundo lugar foi de Iana Paula Gonçalves Fermou: “Aqui passa um Rio: O Igarapé Pires de Sá e a formação urbana de Vilhena-RO”. E, no terceiro lugar, Lígia Almodovar Vendimiatti: “Requalificação do Parque de Exposição de Vilhena-RO”.

E pela categoria Habitação de Interesse Social, em primeiro lugar foi destaque Rosiane Alves da Silva: “Embrião: Solução Evolutiva para Financiamento”.

• Vilhena-Arquitetura1
  • Vilhena-Arquitetura2