Egressa de Arquitetura e Urbanismo do Campus Vilhena tem TCC selecionado para publicação em periódico nacional

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 17h22 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 17h32 | Acessos: 613

Campus Vilhena Egressa Publicação nacional 2

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena, Rita Carolina Aimi, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) selecionado para uma publicação nacional do Instituto Brasileiro de Arquitetos (IAB), o Guia Acadêmico para Agenda 2030.

O trabalho foi orientado pela professora Regina Morão e tem como título: “Casa abrigo para mulheres em situação de violência: estudo e proposta para a cidade de Vilhena – RO” e está nas páginas 54-55 do guia, na categoria ODS 5: IGUALDADE DE GÊNERO.

De acordo com o edital do concurso, “o Guia Acadêmico tem por objetivo difundir a produção acadêmica dos estudantes de graduação e dar visibilidade às boas práticas pedagógicas em Arquitetura e Urbanismo de todo o país, ao buscar discutir a realidade da arquitetura e do urbanismo do mundo contemporâneo, sua diversidade e a multiplicidade de formas e modos de produção”.

Rita Carolina concluiu seu curso no ano de 2022, e, afirmou: “esta premiação, para mim, foi algo muito importante e gera uma representatividade enorme, não somente pela visibilidade que o trabalho e o tema abordado ganham, mas por ser o único do estado de Rondônia e um dos poucos da região Norte”.

Sobre a escolha do tema, ela destacou que “o olhar para as necessidades sociais já era algo presente na minha vida, mas no período da faculdade foi incentivado através de projetos de extensão que lidavam com a comunidade em geral e através dos estudos que mostram como um ambiente pode mudar a vivência das pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Espero que, ao alcançar mais pessoas, o tema ganhe mais visibilidade, não somente na área de arquitetura, mas em um contexto geral, a violência doméstica é um problema social que precisa de atenção e de ações políticas efetivas”.

A professora Regina Morão comemorou os resultados alcançados pela egressa. “Para nós é motivo de muito orgulho ter um trabalho publicado em um concurso nacional, isso traz não só visibilidade para um curso que funciona no interior do estado, mas também é reflexo do trabalho de todos os professores envolvidos, bem como de toda a comunidade do IFRO Vilhena. A egressa era uma ótima aluna e o resultado do prêmio demonstra isso e serve de motivação para que possamos participar de mais processos como este”.

O trabalho completo da egressa está disponível para leitura no Repositório Institucional do IFRO, no link: https://repositorio.ifro.edu.br/items/1fa89480-394d-42c9-8fae-e183ceccce66, e o Guia Acadêmico para Agenda 2030, que contempla o trabalho da egressa pode ser acessado por este link: https://iab.org.br/resultado-guia-de-projetos-academicos-para-os-ods-da-agenda-2030/.

• BANNER_RITA_AIMI
  • Campus_Vilhena_-_Egressa_-_Publicação_nacional_1