Campus Vilhena realiza Semana de Educação para a Vida
Sob o tema “ConectaVida: desperte e venha viver”, foi realizada, no período de 18 a 20 de setembro a Semana de Educação para a Vida no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena, oportunizando aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participarem de atividades extracurriculares que complementam a sua formação.
A psicóloga Aline Alves de Moraes explica que, com este tema, o objetivo foi “fomentar discussões sobre os impactos de uma vida hiperconectada às redes sociais e tecnologias sob a nossa subjetividade, bem como refletir sobre a possibilidade de estabelecermos conexões psíquicas conosco mesmo, com as outras pessoas e com a natureza”.
Dessa forma, a programação do evento contou com diversas atividades, iniciando com uma caminhada ao parque ecológico municipal, seguida por prática de meditação e ioga, momento gentilmente conduzido pelo convidado Augusto Curita. O evento contou também com a apresentação cultural do grupo de teatro IFRO em Cena, a palestra “Nutrição para a Vida”, oferecida por professores e acadêmicos de Nutrição do Centro Universitário Aparício Carvalho, e rodas de conversas “Blá-blá-blá com Tereré”, mediadas pelas psicólogas do campus e estagiários de psicologia, que propuseram temas como “O que vem depois? Preparando-se para o futuro: Navegando pelos desafios do terceiro ano”, “Resiliência na jornada do saber - transformando desafios em força”, e “Espelho-espelho meu, quem sou eu?”.
A sessão de cinema “Blindados e Conectados” discutiu sobre o sentido da paz na cinematografia, e diversas oficinas completaram a programação, estimulando novos aprendizados e práticas, como “Biscoitos da Felicidade”, de confecção e decoração de biscoitos, “Pintando a Vida” e “Placas Good Vibes”, sobre arte e pintura, “Arte em Papel Machê”, que, além de incentivar a criatividade com a modelagem de diversas peças, também propôs uma reflexão sobre o ciclo de vida e o reuso de materiais, especialmente o papel.
A Diretora de Ensino, Angélica Maria de Toledo Brogin, explicou que a Semana de Educação para a Vida é um evento que faz parte do calendário acadêmico anual da instituição, justificando sua importância pelos objetivos almejados com as diversas ações desenvolvidas nestes dias, sobretudo, orientações para a vida no que diz respeito à omnilateralidade. Dentre os objetivos estão: a socialização e discussão sobre temas transversais, reflexões e novas vivências.
Redes Sociais