Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Campus Vilhena publicam artigo em evento internacional

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h13 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h14 | Acessos: 31173

Campus Vilhena Arquitetura Congresso

Nos dias 13 e 14 de julho de 2023, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo participaram do Congresso Luso-Brasileiro em Arquitetura + Engenharia, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O congresso foi realizado conjuntamente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e o International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB).

Os estudantes de arquitetura Camila Antônia Coelho de Andrade, Lucas Gabriel da Silva Aires e Fabrício Barbosa dos Anjos, juntamente com a docente Ariane Miranda Zambon, participaram do congresso para apresentar o Artigo: “Proposta para Melhor Desempenho Térmico do Bloco B do IFRO Campus Vilhena”, que teve como objeto de estudo o desempenho térmico do Bloco Didático B do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena.

A estudante Camila Coelho explicou que a pesquisa foi realizada no âmbito da disciplina de Sustentabilidade no segundo semestre de 2022. “O Bloco B do IFRO Campus Vilhena foi analisado através dos projetos e memorial descritivo da edificação e walking through, confrontados quanto às estratégias bioclimáticas e componentes construtivos indicados para a cidade. Diante disso, os acadêmicos propuseram soluções específicas para o Bloco B, buscando melhorar a qualidade de vida dos usuários, otimizar o processo de ensino-aprendizagem e proporcionar um ambiente saudável, fazendo uso principalmente de técnicas e métodos passivos”, disse. Campus Vilhena Congresso Arquitetura

Camila comentou ainda que para a formação profissional dos acadêmicos, o trabalho apresentado é importante porque desperta um olhar crítico para os ambientes construídos e a construir de modo a verificar as necessidades dos seus usuários. “Portanto, buscando métodos passivos e eficientes para redução de despesas e os possíveis impactos ambientais. Considerando a região que estamos, em que possui estações definidas, período de seca e chuva, se faz necessário utilizar das flexibilidades para um maior conforto térmico, seja com técnicas e métodos passivos”, completou Camila.

A Diretora-Geral Substituta do Campus Vilhena, Angélica Maria de Toledo, informou que a unidade incentivou a participação dos discentes no evento, subsidiando as passagens aéreas e inscrições, e falou da importância da participação em eventos: “Com estas vivências, os acadêmicos têm a oportunidade de compartilhar as experiências, e observar a realidade de outros estudantes, e, além de tudo, apresentam para todo o país, e para fora dele, os trabalhos e pesquisas que são desenvolvidos no campus”.

Para mais informações sobre o evento e o trabalho apresentado, os interessados podem acessar os Anais e Publicação disponível em: https://www.clbae2023.org/f_files/Atas_CLBAE_PROTEGIDO.pdf.