Curso de introdução à robótica e programação para crianças é iniciado em Vilhena

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 19h56 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 19h57 | Acessos: 37796

Campus Vilhena Introdução à robótica 3

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena iniciou, no dia 06 de outubro, a primeira turma do curso de introdução à robótica e programação para crianças. Cerca de 30 estudantes do quinto ano da Escola Municipal Felipe Rocha estão frequentando as aulas, que acontecem semanalmente nas tardes de sexta-feira.

O curso se propõe a promover, junto ao público-alvo, novas habilidades para o seu desenvolvimento em uma sociedade em constante transformação, apresentando conceitos básicos de informática, de programação de computadores e robótica.

A proposta pedagógica do curso contempla a aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de pequenas soluções, utilizando alguma das ferramentas apresentadas, de modo a contextualizar os estudos com o dia a dia dos participantes.

A chefe do Departamento de Extensão, Maria Helena Ferrari, explicou que a participação da escola foi realizada por demanda. “A Diretora da Escola Municipal nos procurou para uma parceria para realização de aulões do SAEB de matemática com atividades lúdicas, e no ensejo nos apresentou o KIT de Robótica recebido nas escolas e nos pediu ajuda com ideias e para otimizar o uso do material. Assim, apresentamos o catálogo de cursos do IFRO, que inclui Robótica para crianças com Kits de Lego/Arduino e assim trabalhamos no interesse da escola, organizamos o Curso que é coordenado pelo professor Wesden de Almeida Borges e seus monitores, alunos voluntários dos cursos técnicos. Essa é a primeira turma de curso de formação inicial e continuada, esperamos que para o próximo ano, consigamos auxílio estudantil para possamos atender mais escolas”, explicou Ferrari.

• Campus_Vilhena_-_Introdução_à_robótica_1
  • Campus_Vilhena_-_Introdução_à_robótica_2