Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Vilhena recebe conceito 4 na renovação de reconhecimento pelo MEC

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 19h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 19h22 | Acessos: 130044

Campus Vilhena Licenciatura em Matemática Nota 4

No período de 17 a 19 de maio, o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena foi submetido à renovação de reconhecimento por uma comissão designada pelo Ministério da Educação (MEC), atingindo conceito 4 em uma escala de 1 a 5, o que comprova o êxito do processo de ensino e aprendizagem e qualidade da educação ofertada.

O curso foi reconhecido inicialmente em agosto de 2016, e, com a reavaliação, o MEC renovou o reconhecimento do curso por mais 5 anos. Este procedimento é realizado periodicamente e é importante para que o Ministério possa revalidar as condições dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), atestando a qualidade da formação profissional.

 Muitos são os critérios pontuados para que o conceito final seja obtido, envolvendo desde a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura, avaliando aspectos como perfil profissional do egresso, estrutura curricular, estágio, tecnologias de informação e comunicação, acervo bibliográfico e vários outros.

Os avaliadores destacaram no relatório final que: “Ficou evidenciado que os conteúdos curriculares do PPC diferenciam o curso dentro da área profissional, induzindo o contato com conhecimentos acadêmicos recentes e de forma inovadora. [...] É possível verificar que a estratégia metodológica descrita se coaduna com práticas pedagógicas que buscam estimular a ação discente no tocante a relação da teoria com a prática, [...] os discentes, conforme o PPC, desenvolvem produtos educacionais visando a aplicação no ambiente de estágio, além da criação e divulgação de produtos que articulam e sistematizam a relação teoria e prática e a incorporação à dinâmica do curso oriundos das experiências exitosas vivenciadas pelos estudantes fruto da relação teoria e prática”.

 Willian Jhonis Antunes Melo, acadêmico do 7° período, contou um pouco da sua experiência no curso. “Desde o primeiro semestre venho desenvolvendo ações nos três pilares da educação: Ensino, Pesquisa e Extensão, a partir do apoio de diferentes docentes, tanto das disciplinas específicas da matemática, quanto pedagógicas. Com os projetos, como bolsista ou voluntário, pude conhecer inúmeros professores e estudantes das diferentes escolas do município, trabalhar junto ao NAPNE, participar de um grupo de pesquisa que agrega alunas de outro curso do Campus Vilhena, aperfeiçoar a escrita científica e adentrar na realidade prática da área profissional que pretendo ocupar. Quando ingressei no curso, trouxe comigo inúmeras expectativas e certos medos, principalmente por saber das dificuldades que os profissionais da educação enfrentam, mas a cada disciplina estudada, experiência em projetos e conversas com docentes, consegui obter o suporte necessário para superar e decidir continuar seguindo, feliz e consciente, para mais perto do meu diploma. Quando me questionam o que mais gosto do meu curso, dentre todas as possibilidades de resposta, não posso deixar de destacar que: o curso é público, bom e oferece bolsas que incentivam a participação em projetos que potencializam o desenvolvimento do nosso perfil profissional. Descobrir o positivo resultado da avaliação do curso foi algo muito gratificante para nós, estudantes, pois é a validação de uma realidade que já conhecemos há tempos e ainda representa a reativação de importantes projetos, como a Residência Pedagógica da CAPES. Então, ao ver a evolução da nota, consideramos uma grande conquista”.

"A avaliação do MEC serve de parâmetro tanto para que a instituição identifique quais áreas precisam de maior atenção, quanto para identificar os pontos fortes. Na escala de pontuação, conceitos 1 e 2 significam que a qualidade está insatisfatória, o conceito 3, que é razoável e os conceitos 4 e 5 demonstram excelência no ensino. Esta nota 4 que recebemos reflete o empenho de todos os servidores em oferecer uma educação de qualidade, em formar profissionais que possam fazer a diferença e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Também confirma a dedicação dos acadêmicos, que diariamente dão o seu melhor. Como instituição estamos sempre em busca da excelência, e mesmo sabendo que este é um ótimo resultado, queremos atingir o conceito 5 na próxima avaliação”, declarou Rodrigo Alécio Stiz, Diretor-Geral do Campus Vilhena.

Sobre o Curso

 O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Vilhena iniciou suas atividades em 2012. Oferta 40 vagas anuais e tem duração mínima de 4 anos e carga horária de 4.016 horas/aulas. Para saber mais detalhes sobre a graduação acesse: https://portal.ifro.edu.br/vilhena/cursos/1977-matematica-licenciatura 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.