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Matemática

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h23 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 14h25 | Acessos: 759

Apresentação

O licenciado em Matemática é um profissional capacitado para o exercício do magistério na Educação Básica (segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio), com uma formação generalista na respectiva área. Deverá, segundo o Parecer 1.302/2001, do Conselho Nacional de Educação, reconhecer-se como educador crítico, capaz de utilizar e discutir os conteúdos da Matemática como instrumentos para a promoção da cidadania e a integração dos diferentes sujeitos neste desafio, no sentido, inclusive, da superação de um histórico de perdas nos processos educacionais relativos à matéria.

O Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo geral formar educadores em Matemática, com perfil para atuação na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Seus objetivos específicos são:

  1. Aplicar os conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas, na atividade tecnológica e na interpretação da ciência.
  2. Formar profissionais com visão abrangente do papel do educador e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, utilizando-se dos conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca;
  3. Preparar o futuro professor para atuar na educação básica, com competência matemática para resolver problemas;
  4. Propiciar ao cursista da licenciatura o conhecimento de diferentes experiências didáticas em ensino de matemática, em consonância com os conteúdos e objetivos propostos, para que possa ter mais eficácia em seu trabalho cotidiano;
  5. Preparar profissionais para o desenvolvimento da pesquisa no campo das ciências exatas, especialmente nas aplicações escolares ou de formação geral do cidadão.

De acordo com essas diretrizes, o profissional da Matemática precisa ser dinâmico, ter sólidos conhecimentos na área e agir de forma contextualizada, consciente do seu papel e dos impactos de suas ações e das pessoas que instrui no mundo globalizado. Especificamente, o Parecer 1.302/2001/CNE prevê como perfil do Licenciado:

  1. elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
  2. analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  3. analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
  4. desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  5. perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
  6. contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Área de estudos: Educação
Público-alvo: Estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio e que queiram ingressar na carreira do magistério, além de professores da Educação Básica que atuam nas disciplinas de Matemática sem a licenciatura específica.
Modalidade: Licenciatura
Turno de funcionamento: Noturno
Regime de matrícula: Semestral
Duração: No mínimo 8 semestres e no máximo 16 semestres 
Carga Horária: 4.016 horas-aula (3.338 horas-relógio)
Forma de ingresso: Processo Seletivo Unificado
Requisitos: Nível Médio Completo
Oferta: 40 vagas anuais

Contatos

Telefone: (69) 2101-0717 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação

Nome: José Inildo Alencar 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9715314833346746

Confira a matriz curricular e lista de docentes do Curso Superior em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena.

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Acesse documento de Criação do Curso, Autorização de Funcionamento e Projeto Pedagógico da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena. 

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