Matemática
Apresentação
O licenciado em Matemática é um profissional capacitado para o exercício do magistério na Educação Básica (segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio), com uma formação generalista na respectiva área. Deverá, segundo o Parecer 1.302/2001, do Conselho Nacional de Educação, reconhecer-se como educador crítico, capaz de utilizar e discutir os conteúdos da Matemática como instrumentos para a promoção da cidadania e a integração dos diferentes sujeitos neste desafio, no sentido, inclusive, da superação de um histórico de perdas nos processos educacionais relativos à matéria.
O Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo geral formar educadores em Matemática, com perfil para atuação na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Seus objetivos específicos são:
- Aplicar os conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas, na atividade tecnológica e na interpretação da ciência.
- Formar profissionais com visão abrangente do papel do educador e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, utilizando-se dos conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca;
- Preparar o futuro professor para atuar na educação básica, com competência matemática para resolver problemas;
- Propiciar ao cursista da licenciatura o conhecimento de diferentes experiências didáticas em ensino de matemática, em consonância com os conteúdos e objetivos propostos, para que possa ter mais eficácia em seu trabalho cotidiano;
- Preparar profissionais para o desenvolvimento da pesquisa no campo das ciências exatas, especialmente nas aplicações escolares ou de formação geral do cidadão.
De acordo com essas diretrizes, o profissional da Matemática precisa ser dinâmico, ter sólidos conhecimentos na área e agir de forma contextualizada, consciente do seu papel e dos impactos de suas ações e das pessoas que instrui no mundo globalizado. Especificamente, o Parecer 1.302/2001/CNE prevê como perfil do Licenciado:
- elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
- analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
- analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
- desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
- perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
- contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
Área de estudos: Educação
Público-alvo: Estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio e que queiram ingressar na carreira do magistério, além de professores da Educação Básica que atuam nas disciplinas de Matemática sem a licenciatura específica.
Modalidade: Licenciatura
Turno de funcionamento: Noturno
Regime de matrícula: Semestral
Duração: No mínimo 8 semestres e no máximo 16 semestres
Carga Horária: 4.016 horas-aula (3.338 horas-relógio)
Forma de ingresso: Processo Seletivo Unificado
Requisitos: Nível Médio Completo
Oferta: 40 vagas anuais
Contatos
Telefone: (69) 2101-0717
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação
Nome:
Confira a matriz curricular e lista de docentes do Curso Superior em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena.
Redes Sociais