Nota de Esclarecimento - Campus Vilhena terá aulas remotas de 17 a 20 de abril

Publicado: Sábado, 15 de Abril de 2023, 17h21 | Última atualização em Sábado, 15 de Abril de 2023, 17h26 | Acessos: 182240

A Direção-Geral do Campus Vilhena e todo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), enquanto espaço educacional, tem a missão de promover uma educação que seja pautada por princípios como a não violência e a cultura da paz, da igualdade, da inclusão e da diversidade. E juntamente com toda a sociedade, busca estimular o senso de comprometimento com o bem-estar do outro. Por isso, coloca-se sempre à disposição para a promoção de um ambiente escolar seguro para todos com apoio de todos, inclusive da imprensa.

Pensando neste momento vivenciado pela sociedade brasileira, o  IFRO vem a público esclarecer sobre uma publicação recente, em site de notícias, que informa sobre o fato de que foi encontrada uma cápsula de deflagrada de fuzil nas instalações da instituição.

Informamos que, de fato, foi encontrada em uma das salas de aula (e não na biblioteca, conforme noticiado), um estojo de munição de arma que corresponde a um fuzil. Trata-se da parte descartável da munição, sem vestígios de pólvora. Logo que o item foi encontrado, a Direção-Geral do campus comunicou os órgãos de segurança que estão trabalhando para identificar a autoria da ação para a aplicação das medidas disciplinares e cíveis. Contudo, o episódio não foi relacionado com a ameaça de um possível atentado.

As aulas foram suspensas no dia 14/04, a fim de dar tranquilidade emocional à comunidade escolar, que vive um momento de apreensão diante das notícias a nível nacional e também no município.

Esclarecemos, que neste momento, em que os ambientes escolares estão sofrendo por medo e tensão, é importante compreender que a comunicação de um fato como esse deve ser bem conduzida, para que os esforços das forças de segurança pública não sejam prejudicados e que permitam o combate às ameaças reais.

Contudo, entendemos que nesse momento delicado, o papel da instituição é aplicar medidas que garantam a saúde de todos. Por isso, a Direção-Geral do campus, realizará de 17 a 20 de abril reuniões para tratar do tema. No dia 17/04, a reunião será com os pais e responsáveis, às 19 horas, no auditório do campus. O objetivo é o alinhamento das medidas psicossociais diante do atual cenário. Nas outras datas, a gestão da unidade se dedicará internamente discutindo o assunto.

De acordo com orientações da Diretoria de Ensino do IFRO Campus Vilhena, as aulas do dia 17 a 20 de abril serão remotas, pelo ambiente virtual, não havendo aula presencial.

Ressaltamos, ainda, que o Campus Vilhena instituiu Comissão responsável por elaborar as normas e regulamentar o acesso de entrada, permanência e saída de membros da comunidade externa no Campus Vilhena, conforme a Portaria nº 90/VLH - CGAB/IFRO, de 03 de abril de 2023.

Em Porto Velho, a Reitoria do IFRO formou Grupo de Trabalho com participação de todas as suas 10 unidades. Este grupo está discutindo ações a serem desenvolvidas em toda a instituição, visando promover uma melhoria nos mecanismos de segurança hoje existentes.

Atualmente, o IFRO Vilhena possui sistema de monitoramento de câmera em vários pontos na unidade e intensificará a circulação dos vigilantes. Além disso, seguirá dialogando com as forças de segurança para ampliar a ronda nas proximidades do campus.

Está também à disposição da comunidade interna do Campus Vilhena o serviço de Assistência ao Educando, que conta com Pedagoga, Assistente Social, Assistentes de Alunos e duas Psicólogas, trabalhando constantemente na conscientização sobre a saúde mental e respeito dentro da comunidade.

Mais uma vez ressaltamos a importância de continuarmos unidos, pensando o melhor para toda a sociedade vilhenense e em comunhão enquanto defensores de um bem comum: o futuro de nossos jovens.