Alunos do IFRO Campus Vilhena são os três primeiros colocados em concurso nacional de redação

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 07h27 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 17h12 | Acessos: 112033

Vilhena Redação 2Egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena, participantes do projeto “Oficina de Textos”, venceram a 7ª edição do Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União. A escrita dos textos e a submissão ao concurso foi feita no ano de 2022, enquanto os estudantes eram alunos dos cursos técnicos integrados em Informática e Eletromecânica na unidade, e o resultado final foi publicado no dia 24/03/2023.

O concurso, que teve como tema "Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade" e é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio do Brasil, buscou fomentar discussões acerca do tema em questão, a fim de aumentar o nível de conscientização da sociedade acerca da dignidade dos sujeitos de direitos alcançada a partir de uma alimentação de qualidade.

Para a realização do concurso, a Defensoria Pública da União, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Secretaria da Receita Federal do Brasil, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Os alunos do IFRO – Emily Cristina Lucas, Adilson Junior Portilho Barbosa e Herick Bersch Magalhães – alcançaram os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, na categoria II, destinada a alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio regular. Em conversa com o professor Moisés José, coordenador do projeto “Oficina de Textos”, disse estar muito feliz com o resultado e que o êxito dos alunos confirma a tese de que, quando se quer, quando se esforça, o resultado aparece.

Para Herick, que em 2023 iniciou o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Vilhena, a participação no concurso contribuiu em vários aspectos, “desde colocar em prática os princípios aprendidos em sala e nos encontros do projeto ‘Oficina de Textos’ até mesmo desenvolver o espírito competitivo. Sem dúvida o concurso DPU me agregou muito, me trouxe experiências que irei aplicar futuramente. Agradeço imensamente ao professor Moisés por ter acreditado em nós”.

“Esses alunos estão de parabéns. Hoje temos aqui a Emily, o Adilson e o Herick com textos premiados, mas muitos outros que participam do projeto ‘Oficina de Textos’ avançam a cada dia na escrita de textos. É importante que se diga que não são apenas textos escritos, mas discursos escritos de pessoas muito jovens que já conseguem fazer leituras bastante aprofundadas de assuntos socialmente relevantes. A sociedade precisa que os jovens reflitam, posicionem-se, tragam ideias novas e ajudem a construir uma sociedade justa, em busca do bem comum.”, destacou o professor Moisés José.

Por sua vez, Adilson Junior agradeceu ao docente pela divulgação do concurso. “Por toda a orientação e carinho posto em cada instrução. Produzir uma das redações merecedoras de receber uma das premiações foi muito desafiador pela razão de concorrer com a toda Rondônia. Entretanto, a partir dos debates elaborados sobre o assunto que é de suma importância para refletirmos sobre o prato de comida que muitas das pessoas não conseguem consumir dignamente, pude produzir algo. E discernir de forma direta uma questão presente em nossa sociedade”, disse.

Segundo Emily Cristina Lucas, participar do concurso foi "uma experiência construtiva e instigadora. Incentivar o debate de assuntos tão pertinentes para a sociedade, principalmente entre os mais jovens, são formas de transformar o mundo. Agradeço imensamente ao professor Moisés por nos orientar e confiar em nossa capacidade".

Os ganhadores, além de todo o reconhecimento, receberão certificados e prêmios pelo êxito alcançado.

• Emily_Cristina_Lucas_-_Campus_Vilhena
  • Vilhena-Redação-Adilson