Campus Vilhena realiza aula inaugural de cursos de idiomas

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 18h58 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 18h58 | Acessos: 90130

Campus Vilhena aula inaugural cursos de idiomas 1

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena realizou, no dia 22 de março de 2023, a aula inaugural dos cursos ofertados através do Centro de Idiomas no primeiro semestre: Espanhol Básico, Italiano Básico, Italiano Interculturalidades, Inglês Básico, Língua Portuguesa para Estrangeiros e do Projeto de Extensão Técnicas de Comunicação Oral. Ao todo, no primeiro semestre de 2023, foram ofertadas 120 vagas.

Sob a coordenação do Departamento de Extensão, os cursos têm como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos, socioculturais e interculturais para comunicação exitosa nas línguas-alvo, além de fortalecer a política linguística do IFRO por meio do Centro de Idiomas do Campus Vilhena.

Com o aumento da demanda para oferta de cursos de idiomas, o Campus enfrentou a limitação de espaço físico para ofertar novas turmas, por isso foi necessário estabelecer parceria com a Fundação Cultural de Vilhena, que disponibilizou uma sala para que os cursos possam acontecer. Por isso, a aula inaugural, além de acolher os cursistas, teve o objetivo de aproximar fisicamente os cursistas e a instituição, uma vez que as aulas não serão ministradas nas dependências do campus.

Durante seu pronunciamento, a chefe do DEPEX, Maria Helena Ferrari, destacou alguns dos avanços obtidos pelo Campus através do Centro de Idiomas em 2022. “Avançamos em busca do fortalecimento da política de internacionalização do IFRO Campus Vilhena. Estabelecemos uma parceria com a AFS Intercultura Brasil - por meio do Comitê Campo Novo dos Parecis, para que pudéssemos receber estudantes estrangeiros e, assim, trabalhamos para construir uma equipe de recebimento no Campus, envolvendo alunos e servidores, trabalhamos para cadastrar famílias hospedeiras, por fim, em novembro de 2022, recebemos nosso primeiro aluno estrangeiro, Boris Karsten Strick, de Meppel, na Holanda, para estar conosco por seis meses”, contou.

Sobre a internacionalização, Maria Helena apresentou o Escritório “Education USA” no Brasil e sua atuação no IFRO, possibilitando que estudantes, servidores e a comunidade externa possam aproveitar oportunidades de estudos no exterior. O evento contou, ainda, com uma conversa com o estudante em mobilidade internacional Boris Karsten Strick, que apresentou um relato de experiência sobre o intercâmbio Brasil-Holanda. Em sua fala, ele destacou as diferenças culturais entre ambos os países, hábitos alimentares, hospitalidade, e oportunidade de crescimento pessoal e intelectual.

• Campus_Vilhena_-_aula_inaugural_cursos_de_idiomas_1
  • Campus_Vilhena_-_aula_inaugural_cursos_de_idiomas_2