Nota do Campus Vilhena no Enade coloca o Curso de ADS em 1º lugar em Rondônia na área de Tecnologia da Informação

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 12h20 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 16h35 | Acessos: 179747

30 9ADS ENADE

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi destaque no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). A avaliação, que tem como objetivo verificar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em todo o território nacional, foi realizada em novembro de 2021 e os resultados dessa edição foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 12 de setembro de 2022.

Os resultados alcançados pelos acadêmicos colocaram o curso em 1º lugar no estado de Rondônia e em 3º lugar na região Norte na área de TI (Tecnologia da Informação), ocupando também o 1º lugar como melhor desempenho entre os 11 cursos superiores do IFRO que fizeram o Exame. Considerando os demais cursos do estado de Rondônia que fizeram o exame, ADS ocupou a 2ª colocação.

O curso recebeu conceito 4, de uma escala que vai de 1 a 5, apontando um rendimento considerado superior à média. As notas no Enade são indicadores para medir a qualidade da Educação Superior com base no desempenho dos estudantes, e esta foi a primeira avaliação aplicada para os alunos de ADS do IFRO Campus Vilhena.

“O resultado da avaliação posicionou o curso entre os melhores cursos na área de tecnologia da informação do país, entre 101 cursos da área avaliados em toda a região Norte”, enfatizou o Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gilberto Pereira da Silva.

Wandreus Muhl, egresso do curso e um dos estudantes que realizou a avaliação, contou que já está trabalhando na sua área de formação, e destaca que fez uma boa escolha ao fazer a graduação no IFRO Campus Vilhena: “O curso foi muito proveitoso, os docentes se preocuparam em apresentar tecnologias e métodos atualizados e amplamente utilizados no mercado de trabalho, essa abordagem com toda a certeza me deixou muito mais preparado para atuar na área. A minha participação na FSLab (Laboratório de Fábrica de Software) me marcou, pois foi uma ótima oportunidade para desenvolver minhas habilidades trabalhando com excelentes tecnologias e em projetos reais”.

O Professor Gilberto também explicou que, assim como Wandreus, o curso de ADS possui um índice altíssimo de alunos que atuam na área de formação, muitos deles são contratados ainda antes da conclusão do curso. Segundo o coordenador, o curso de ADS tem projetos para continuar se aprimorando e se tornando cada vez mais relevante para a sociedade.

“A nossa expectativa é ampliar a oferta de participação em projetos a todos alunos interessados tanto no curso técnico, na graduação e na pós-graduação. Nossa visão de futuro é a ampliação do espaço do laboratório de fábricas de software para um prédio próprio, ampliando a inserção das fábricas de software também no curso técnico em informática, favorecendo a verticalização e integração entre técnico, graduação e pós-graduação, além de conseguir parceiros e convênios para execução de projetos de grande porte”.

O Curso de ADS ofertado pelo Campus Vilhena tem por objetivo formar profissionais aptos ao mercado de trabalho aplicando tecnologias com foco na inovação. Uma das ações que impactam a formação acadêmica dos alunos é a execução das aulas com foco na aprendizagem baseada em projetos dentro das fábricas de software, refletida no novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), aproximando os estudantes da comunidade externa por meio da execução de projetos de desenvolvimento de softwares reais para clientes reais.

“Os acadêmicos têm aproveitado bem essa oportunidade, obtendo êxito profissional, trabalhando para empresas locais, nacionais e internacionais”, destacou Gilberto. Para além da sala de aula, os estudantes de ADS podem vivenciar diversas outras formas de aprendizado. Estas ações complementam a formação acadêmica e garantem a qualidade do curso, contribuindo para o sucesso discente. Por exemplo, nas parcerias de estágio, estão a Compass UOL, em que dois alunos foram contratados na última edição.

Há ainda ações de curricularização da extensão, atendendo a demandas do IFRO e parceiros; e foi criado o FSLab (Laboratório de Fábricas de Software) e a implementação do Programa de Extensão FSLab, voltado para aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho. Atualmente estão em desenvolvimento mais de 10 soluções de software, com 24 acadêmicos envolvidos. A experiência recebeu premiação de 3º lugar na etapa estadual do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora com o FSLab; colaboração no desenvolvimento do software de Gestão Escolar do projeto PROINFE, por meio do FSLab. Além disso, com a verticalização, alunos do Técnico em Informática podem seguir a formação na graduação em ADS e, posteriormente, ainda cursar a Pós-graduação em Desenvolvimento Web no próprio Campus Vilhena.