Curso “Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis” é iniciado no Campus Vilhena

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 16h09 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 16h10 | Acessos: 59800

Campus Vilhena Curso Energias Renováveis 1

O Campus Vilhena do Instituto Federal de Rondônia realizou, no dia 27 de julho, a aula inaugural da primeira turma do curso de formação inicial “Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis”. Vinculado ao projeto “Qualifica Mais EnergIF”, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC para fomentar cursos de qualificação profissional na área das Energias Renováveis, o curso ofertado no Campus Vilhena está oferecendo 100 vagas, divididas em quatro turmas, para capacitar profissionais para atuarem com energias renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e a geração de emprego e renda na comunidade local.

Para marcar o início do curso, foi oferecida uma palestra com o tema: “Soluções em Energia Solar para o Agronegócio”, ministrada pelo Engenheiro Elétrico pós-graduado em Energias Renováveis, Lucas Miller Oliveira Santos, que apresentou o histórico da energia solar e destacou as mais diversas oportunidades para os profissionais da área.

A coordenadora do curso, Adriana Barbosa Coelho, explicou que o curso tem uma carga horária de 200h, e contará com aulas teóricas e práticas. “Estamos construindo um telhado didático, que será utilizado para a realização das aulas práticas, e nos períodos em que não estiverem sendo utilizados para fins pedagógicos, os painéis solares com capacidade de 5,94kWp serão utilizados para gerar energia para o campus. A energia solar fotovoltaica, para mim, é a solução de geração de energia limpa e renovável que irá auxiliar na geração de energia do país, evitando problemas de falta de energia e as tarifas de bandeira vermelha por falta de água pelo período sazonal do nosso país. Com este curso, queremos incluir nossa cidade nessa ideia de geração de energia limpa e próxima do consumidor”, destacou.

Aluno da primeira turma, Caebre Godinho comentou: “Me inscrevi para esse curso para elevar meu conhecimento profissional, agregar uma formação a mais no meu currículo e mais oportunidades de trabalho”, disse.

• Campus_Vilhena_-_Curso_Energias_Renováveis_1
  • Campus_Vilhena_-_Curso_Energias_Renováveis_2