Estudantes do Campus Vilhena são premiados pelo desempenho na OBMEP

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 14h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 14h27 | Acessos: 39668

Campus Vilhena OBMEP 3

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foram premiados os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação foi realizada no dia 29 de julho, e receberam o troféu os três melhores colocados de cada um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados na unidade.

A OBMEP é realizada anualmente com o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, por isso, considerando a proposta da olimpíada, acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Matemática estão desenvolvendo um projeto de ensino que objetiva melhorar a relação ensino e aprendizagem da disciplina nos cursos técnicos integrados.

Luiz Claudio, Coordenador do Projeto de Preparação para a OBMEP, explicou que o projeto foi iniciado no começo do ano letivo de 2022, “através de aulas no Laboratório de Matemática, realizadas semanalmente nos períodos matutino e vespertino com os estudantes em seus respectivos contraturnos. A cada aula, módulos compostos por questões de edições passadas foram usados como base para discussões de conteúdos suscitados nos problemas, e os discentes foram estimulados a propor soluções por meio do compartilhamento de ideias, sob a orientação dos colaboradores do projeto”.

Participam do projeto os professores Antônio Sérgio (Álgebra), Jean Campos (Aritmética), Edinalcio Syryczyk, Luiz Claudio (Geometria Espacial e Plana) e Marcos Matos (Combinatória), e também os graduandos de Licenciatura em Matemática Vitor Pego e Willian Jhonis.

A próxima etapa será desenvolvida com os 31 alunos do Campus que estão classificados para a segunda fase da Olimpíada, juntamente a outros discentes com interesse pela formação, participantes ou não da primeira fase. “A premiação aos discentes foi idealizada com o propósito de valorizar o esforço e dedicação, bem como inspirar outros alunos a se engajarem nos estudos e poderem obter mais sucesso nas próximas edições da competição. Espera-se que o interesse em explorar a matemática seja algo consolidado nos frequentantes, bem como a conquista de premiações nacionais”, destacou Luiz.

O projeto teve o apoio dos estudantes e professores do CIT (Centro de Inovação Tecnológica) do IFRO Campus Vilhena para confeccionar, nas impressoras 3D, os troféus que foram entregues aos selecionados.

Confira a lista de alunos premiados:

Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio

Gustavo André Dias dos Santos