Centro de Idiomas realiza em Vilhena debate sobre Protagonismo Juvenil

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 09h36 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 09h38 | Acessos: 84709

Live 01 2022O Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, convida alunos e profissionais da educação básica, pais ou responsáveis a participarem da palestra on-line, no dia 9 de março, às 19 horas (horário de Rondônia), intitulada “Protagonismo juvenil, o que você tem a ver com isso?”.

O evento acontecerá de forma remota e será transmitido por meio do Canal IFRO Campus Vilhena no Youtube. A ação é resultado do Projeto de Extensão Connect Yourself: Idiomas em Ação, que tem como objetivo fomentar a participação dos jovens da Amazônia Ocidental e demais regiões brasileiras em editais de intercâmbio gratuitos oportunizados por instituições e organizações como a AFS. Há certificação para os participantes, por meio do registro da frequência via formulário a ser disponibilizado para preenchimento durante cada live planejada pelo projeto.

O Projeto de Extensão Connect Yourself teve início em abril de 2021 com a realização de 3 lives. A primeira foi com a apresentação do Programa Jovens Embaixadores, a segunda com relatos de experiências de Intercambistas do Programa Idiomas sem Fronteiras e a terceira com participantes de programas de doutorado e estudantes do ensino médio em Portugal.

Em 2022, na segunda edição, a ideia é a realização de um encontro por mês, às quartas-feiras, das 19 às 20 horas, iniciando em março e seguindo até dezembro de 2022. “Nesse sentido, pensando em fomentar a participação dos alunos com planejamento e parceiros, a equipe do Centro de Idiomas preparou uma edição especial para o mês de março. Contamos inicialmente com a colaboração de Elise Marques Freire Cunha em parceria com o Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná. Em seguida teremos a participação de Jezisbel dos Santos Souza representando a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do Instituto Federal do Mato Grosso, e presidente do comitê local do AFS Intercultura Brasil em Pontes e Lacerda”, diz a Professora Fabiani M.L. M Maroneze.

O projeto é coordenado pelas professoras Fabiani, Assessora Pedagógica, e Maria Helena Ferrari, Coordenadora Pedagógica do Centro de Idiomas do Campus Vilhena. “O intercâmbio fortalece o processo de internacionalização da instituição educacional, além de abrir as portas do conhecimento para que o acadêmico consiga a evolução pessoal e profissional. Ter uma experiência de intercâmbio é simplesmente enriquecedor e traz muitos benefícios a longo prazo, além de melhorar o currículo profissional”, ressaltam as docentes.

As organizadoras afirmam ainda que “diante da revolução que vivemos das Tecnologia da Informação e Comunicação precisamos estimular os nossos jovens a engajarem-se em ações que ampliem a visão de mundo e aprendam a aprender, aprendam a ser, aprendam a conviver e aprendam a fazer. A participação em intercâmbios tem um papel relevante na vida do estudante que vai além de ultrapassar fronteiras geográficas, culturais e praticar idiomas, mas sim sua contribuição na formação integral do indivíduo”.

Segundo a Professora Valéria Arenhardt, “participar do intercâmbio para Finlândia proporcionou, para mim, uma visão global mais realista sobre tudo o que eu aprendi e vivi. É a história que ninguém te contou e que você com a sua capacidade e conhecimento visualizou sem filtros. E uma construção e reconstrução interior, sob a sua única perspectiva, ninguém dizendo como é que foi, e sim você com você mesmo. Já vivi e transitei por diversos mundos significativos, mas, o intercâmbio foi a maior experiência da minha vida”.

Já a Professora do Campus Ji-Paraná, Elise Marques, também participante do intercâmbio para Finlândia e outros programas, ressalta: “participar de intercâmbios possibilitou que eu tivesse uma nova visão de mundo. Foi possível compreender como a pesquisa na área de Bioquímica e Biologia Molecular é desenvolvida fora do país. Permitiu que eu pensasse criticamente sobre quem eu sou e como quero exercer a docência no IFRO. Permitiu que eu fizesse novas amizades e possibilitou ainda formar uma rede de amigos em vários países do mundo, o que me permite novas viagens e oportunidades”.

Programação

No mês de março, foi organizada uma programação especial no Projeto de Extensão Connect Yourself: Idiomas em Ação. Começando dia 9/3/2022, com a Professora do IFRO Campus Ji-Paraná, Elise Marques, abordando o tema: “Protagonismo juvenil, o que você tem a ver com isso?”. No segundo evento, em 16/3/2022, Jezisbel dos Santos Souza, da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT (Instituto Federal do Mato Grosso), fala sobre “Oportunidades de Intercâmbio escolar com o AFS – Intercultura Brasil: como participar?”.

Em 23/3, a Professora do IFRO Campus Vilhena, Valéria Arenhardt, tem como tema “Empreendedorismo Social para o século XXI”. E para finalizar o mês, dia 30/3, o  Professor Roberto Simplício Guimarães discute “Inovação Tecnológica e projetos sociais: tudo a ver”.