Repositório de trabalhos de conclusão do curso de Arquitetura do Campus Vilhena está disponível para consulta

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h00 | Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h02 | Acessos: 139492

Campus Vilhena Repositório

Uma plataforma virtual desenvolvida através do Laboratório de Fábricas de Software disponibilizou para consulta os Trabalhos de Conclusão de Curso da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo a se formar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. As apresentações dos TCCs ocorreram no período de 24 a 26 de novembro.

Quatorze trabalhos já estão disponíveis para consulta por toda a comunidade na plataforma desenvolvida através do Laboratório de Fábricas de Software, pelos professores Juliano Fischer Naves, no desenvolvimento, e Marco Antônio Augusto de Andrade na implantação.

Juliano explica que há a pretensão de institucionalizar a plataforma, com o intuito de divulgar os TCCs de outros cursos também, além de criar um portfólio de projetos de ensino para Arquitetura. “Desta forma, o software dará visibilidade à produção científica do campus”, complementa.

Para a concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tainá Sousa Oliveira, a criação da plataforma de hospedagem dos trabalhos é muito importante, uma vez que difunde os conteúdos dos TCCs. “Esta é a primeira turma de arquitetura que se forma no IFRO, e todos os trabalhos, sejam de pesquisa ou projeto, possuem caráter inédito, visando contribuir pra melhoria da vida em sociedade. A população precisa ter acesso a esse material”, ressalta a jovem, que apresentou o trabalho intitulado “Evolução da Arquitetura Rondoniense: análise morfológica e espacial das habitações (1920-1960)”, no dia 24 de novembro.

Os trabalhos podem ser visualizados no link: https://tcc.fslab.dev/

Estão disponíveis para acesso os seguintes TCCs:

*A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei (Autora: Camila Teixeira Sampaio/Orientador: Rodrigo Buss Back)

*Proposta de revitalização para abrigo institucional destinado a menores em situação de risco aplicando a neuroarquitetura (Autora: Dayane Moreira Ramos/Orientadora: Fernanda Oliveira)

*Centro Cultural de Vilhena (Autora: Deisy Cristiane Sandri Garcia/Orientadora: Regina Célia Gonçalves Morão)

*Habitação de Interesse Social na Região Norte do Brasil: um novo olhar para as avaliações pós-ocupação (Autora: Francielle Pereira Fernandes Monteiro/Orientadora: Ariane Miranda)

*Diálogos de Vida e Morte: análise entre cidades e instalações cemiteriais em Rondônia (Autora: Hanny Géssylla Nogueira Alves/Orientadora: Áurea Dayse Cosmo da Silva)

*Arquitetura Escolar – Escola de Ensino Infantil (Autora: Hellen Karoline Brito Fernandes/ Orientadora: Regina Célia Gonçalves Morão)

*Marco Zoneamento Urbano em Chupinguaia/RO: uma proposta para cidade pequena (Autor: Henrique Miranda Fernandes Gadelha/Orientadora: Fernanda Oliveira)

*Crescimento Urbano de Vilhena/RO: uma análise a partir dos quintais urbanos (Autora: Joicy Wevilin Vakiuti de Souza/Orientadora: Áurea Dayse Cosmo da Silva)

*Proposta do Anteprojeto do Abrigo Vidas de Quatro Patas para o Município de Vilhena/RO para Cães e Gatos (Autora: Karina Said Tavares Feitoza/Orientadora: Regina Célia Gonçalves Morão)

*Arquitetura da Inclusão: projeto de casa de passagem para pessoas em situação de rua em trânsito para Vilhena - RO (Autora: Kétlin Kamilla Santos Lima Conci/Orientadora: Regina Célia Gonçalves Morão)