Estudantes de eletromecânica recebem kits para realizarem aulas práticas em casa

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 15h28 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 15h28 | Acessos: 193245

Campus Vilhena Kits 10

O projeto de ensino “Aprendendo a Instalação em Casa”, coordenado pela professora Adriana Coelho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, começou a realizar nesta semana (09 a 13 de agosto) a entrega de kits com materiais elétricos para que os estudantes do segundo ano do curso de eletromecânica possam ter aulas práticas durante o ensino remoto.

“Para o aprendizado do estudante, esta é uma forma de demonstrar que toda essa teoria que nós tivemos durante o primeiro semestre foi absorvida por eles e que eles têm competência para executar o que aprenderam”, explicou a professora.

Os kits contêm caixas de passagem, lâmpadas, interruptores three-way, soquetes para lâmpada, tomada, plug macho e chave Philips, itens suficientes para realizar a instalação de lâmpadas com 4 maneiras diferentes para acionamento, simulando instalações reais e proporcionando aos estudantes o mesmo aprendizado que desenvolveriam em aulas presenciais no laboratório.

O diretor de ensino, professor Rodrigo Stiz, comentou que os materiais são disponibilizados com toda segurança e com tutoriais em vídeo para orientar passo-a-passo a montagem e execução dos circuitos. “São peças que montadas da maneira correta não oferecem risco ao aluno, possibilitando práticas em disciplinas tanto de eletricidade, quanto de instalações elétricas e outras que porventura utilizem a parte da elétrica juntamente”, reforçou o docente.

O material didático elaborado para ilustrar a aplicação destes recursos foi desenvolvido com o apoio dos discentes.  Andrei Chybiak, aluno e colaborador do projeto, forneceu mais detalhes: “No decorrer das aulas síncronas a professora mostrou como devem ser feitas essas instalações, porém a gente vê apenas teoria e isso acaba deixando ainda muitas dúvidas aos alunos. Então, a gente [bolsistas do projeto] fez a gravação de todo o processo da montagem do kit e os testes dessas instalações”. Os vídeos estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para serem consultados quantas vezes o estudante precisar.

Adriana informou ainda que o projeto foi readequado e vai acontecer também a entrega dos kits para os alunos dos primeiros anos, aproveitando esse recurso para beneficiar mais alunos. “Essa ideia tem deixado a gente mais animado, né? A gente conseguir contornar as dificuldades da pandemia”, disse. Ela apontou também que levar as aulas práticas, que é algo que os estudantes gostam muito, para dentro da casa deles pode encorajá-los a consertar e corrigir coisas das próprias casas, ampliando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas. E complementou: “Eu também pensei muito na questão de mostrar para os nossos alunos que a gente tem que se reinventar, aceitar as mudanças e ser feliz do jeito que dá, então eu acredito que este é outro aprendizado importante do projeto pra eles”.

• Campus_Vilhena_-_Kits_1
  • Campus_Vilhena_-_Kits_10