Campus Vilhena promove encontro virtual com Egressas do curso Técnico em Edificações

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 10h46 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 11h05 | Acessos: 33868

egressos 6O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, promoveu um ciclo de encontros com ex-alunas do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino médio, nos dias 4, 5 e 8 de março de 2021, através de videoconferência, por meio da plataforma Google Meet.

As egressas foram convidadas a fazerem um intercâmbio de ideias com estudantes do Curso Técnico em Edificações do campus, compartilhando suas experiências na instituição e também pós-IFRO. Abordaram sobre suas vivências formativas durante o curso e sobre quais caminhos trilharam na vida acadêmica e profissional.

De acordo com o responsável da ação, Alexandre Vieira Saboia, professor de disciplinas técnicas no curso de Edificações, para que os encontros se concretizassem, ele se empenhou em entrar em contato, através das redes sociais, com ex-alunos, averiguando a disponibilidade de cada um. Relatou que pediu às convidadas que fizessem uma narrativa quanto aos anos em que estudaram no Instituto.

“A ideia era chamar alunos que conseguiram verticalizar o curso, seguindo a engenharia ou arquitetura e os que seguiram para outras áreas. Até brinquei com as meninas que elas fugiram do curso de construção, estão cursando medicina. Conseguiram bolsas de estudos. E a gente fica igualmente feliz pelo sucesso delas. E todas explicaram como foi o trâmite de sair do ensino médio e estar no curso superior. Mostraram fotos. Foi bem bacana”, declarou o Professor.

Alexandre pontuou ainda que os encontros oportunizaram aos estudantes que estão ingressando a saberem mais sobre o que a instituição propicia durante a formação no curso, como participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, congressos e eventos científicos. E traz aos estudantes pré-concluintes um panorama de oportunidades efetivas no ensino superior e no trabalho.

Para ele “a interação foi muito proveitosa. Por isso, pretendo realizar ano que vem mais encontros com egressos, para que haja essa troca entre eles. Realizei uma pesquisa de satisfação ao final dos encontros e o retorno foi excelente. Um feedback de que é uma ação que precisa ser repetida e expandida”.

Segundo Camila Coelho: “quando o professor Saboia fez o convite, me senti lisonjeada, porque é algo simples, mas tão importante. Pode mudar totalmente a forma de um aluno ali pensar, de motivar e mostrar novos caminhos. Lembro quando entrei no 1° ano, em 2016, me senti um pouco perdida, em razão de ser uma instituição totalmente diferente das que estamos acostumados. E quando tive oportunidade de trocar informações com outros alunos me recordo o quanto isso me fez perceber as oportunidades que a instituição proporciona. Embora nos sejam apresentadas, parece algo muito distante. E a troca com um aluno que está cursando séries seguintes e mesmo os que já concluíram é algo motivador. A gente vê que é possível”.

Participaram do evento as egressas Isabella Sabino (Engenharia Civil/Fimca), Camila Coelho (Arquitetura e Urbanismo/IFRO Campus Vilhena), Kemilly Miranda (Engenharia Civil/Unemat), Nathalia Amorim e Maria Eduarda Amorim (Medicina/Unesc). A avaliação da organização da atividade é de que o contato direto com os ex-alunos possibilita mensurar em que medida foram as contribuições, estímulos e possibilidades da instituição para os egressos no contexto social externo.

O Campus Vilhena tem desenvolvido outras atividades com egressos, fortalecendo a ideia de que os discentes constroem um repertório crítico durante a estadia na instituição. “Ou seja, não é só o ensino técnico, não é uma formação unilateral. Para que os adolescentes compreendam que o IFRO oferta uma formação completa”, explicou o Professor Alexandre.

• Egressos_1
  • Folder_-_Encontro_de_Egressos_Curso_Téc