Projeto de produção de máscaras de tecido do Campus Vilhena finaliza com entrega à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 12h56 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 13h02 | Acessos: 42365

Entrega de máscara de tecidos à SEMOSP Campus Vilhena

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou mais uma entrega de máscaras como medida de proteção para a comunidade vilhenense durante a pandemia. No dia 23 de fevereiro de 2021, foram repassadas 145 máscaras de tecido à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A ação foi mais uma iniciativa do projeto de extensão desenvolvido pelo campus, intitulado “Quando me protejo, também protejo você: produção de máscaras de tecido”, coordenado pela Professora Heloisa Helena Ribeiro de Miranda.

Além das 145 máscaras, o Diretor-Geral Aremilson, juntamente com os servidores Roberto Guimarães e Heloisa Helena Ribeiro de Miranda, realizou a entrega de 150 litros de álcool 70 à Semosp, para que os servidores municipais possam desenvolver suas atividades com maior segurança.

No total, foram confeccionadas 500 máscaras. Uma primeira remessa foi encaminhada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a segunda remessa aos funcionários terceirizados, que prestam serviços gerais ao campus. Além da produção e da distribuição de máscaras, o projeto teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do uso de proteção individual como medida para frear os contágios da doença e também promover o incentivo econômico às costureiras da comunidade local.

As máscaras foram confeccionadas pela costureira Marisol Manrique Contrina, que recebeu auxílio financeiro, previsto pelo projeto, para a prestação de serviço. O Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, que colaborou na distribuição das máscaras, frisou sobre como a execução dos projetos de extensão desenvolvidos pela instituição tem contribuído para minimizar os efeitos da pandemia no município. “É muito gratificante saber que os servidores estão empenhados em ações que atendam diretamente à comunidade, que é o papel da extensão. Além disso, no decorrer das ações, estamos tendo a oportunidade de ampliar e de firmar muitas parcerias, como a parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e com outros órgãos que deram total abertura em somar esforços a essa causa comum”, ressaltou o diretor.

Antônio Marcelo de Oliveira, Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, reforçou sobre o vínculo promissor com o IFRO Campus Vilhena. Destacou que “O IFRO sempre tem sido parceiro com a gente e com a prefeitura de Vilhena. Toda vez que nós procuramos temos recebido retorno. Também colocamos a Secretaria de Obras à disposição para o que for preciso. Se for do nosso alcance, estamos prontos para atender vocês”.

A pandemia trouxe a responsabilidade para o Instituto Federal de Rondônia de adequar o ensino exclusivamente ao formato virtual. E as adaptações também foram realizadas para os projetos de extensão. As ações voltadas à comunidade foram envolvidas pelas causas urgentes que a covid-19 ocasionou, surgindo a preocupação da instituição em distribuir máscaras protetoras. “Acho que é necessário ajudar de algum jeito. A iniciativa é uma forma de, como cidadã, contribuir para a sociedade”, declarou a Professora Heloisa, idealizadora do projeto.

• Entrega_de_máscara_de_tecidos_à_SEMOSP_Campus_Vilhena
  • Entrega_de_máscara_de_tecidos_à_SEMOSP_Campus_Vilhena_2