Campus Vilhena realiza solenidade por webconferência e certifica mais de 100 alunos

Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 12h17 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 12h17 | Acessos: 42466

Cerimônia de Certificação IFRO Campus Vilhena1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou no dia 25 de fevereiro de 2021, de modo virtual, a cerimônia de certificação dos cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica e Informática, ofertados na modalidade integrada ao Ensino Médio.

Devido à necessidade de distanciamento social, em função da pandemia da covid-19, o IFRO tem promovido as certificações e colações de grau totalmente on-line. O IFRO Campus Vilhena estreou na modalidade de formatura virtual e oficializou a habilitação de 120 alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio.

A transmissão pôde ser acompanhada, ao vivo, pelo canal oficial do Campus Vilhena no Youtube. O evento contou com a participação on-line do Reitor Uberlando Tiburtino Leite, que destacou em seu discurso sobre o momento delicado, desafiador e de superação que o Instituto se deparou com a pandemia.

“Nenhum de nós, ali, antes do mês de março, imaginávamos que teria o desafio que tivemos a partir de março de dois mil e vinte, não é? Como o IFRO sempre fez, como o IFRO sempre faz, planejamos muito bem nossas atividades. Nossos docentes planejaram as aulas de todos os cursos, mas, infelizmente, no dia quinze de março, tivemos que tomar uma decisão muito importante. [...] Com tranquilidade, eu diria, acima de tudo, com respeito primeiro pela vida, pela segurança dos nossos servidores, pela segurança de vocês, alunos e alunas, pela segurança de todas as pessoas com quem nós temos contato no nosso dia a dia, nós tomamos a decisão de não continuar as atividades presenciais. Não tínhamos a certeza naquele momento, mas hoje nós podemos dizer que foi uma decisão acertada, de continuar com vocês, mesmo diante dos desafios de ter que replanejar tudo, de não fazer cem por cento do que estava planejado”, explanou o Reitor.

No ambiente virtual, também estavam presentes o Diretor-Geral do campus, Aremilson Elias de Oliveira, os coordenadores de curso, os paraninfos das turmas, os concluintes que fizeram a leitura do juramento e o recebimento de outorga de título e os oradores. Os demais concluintes acompanharam a solenidade pelo YouTube, juntamente com a comunidade em geral.

Em sua fala, Aremilson Elias de Oliveira, Diretor-Geral do IFRO Campus Vilhena, destacou o trabalho conjunto entre instituição, pais e alunos para que a realização da cerimônia pudesse ocorrer, mesmo diante do cenário adverso. “Através desse momento estamos conseguindo realizar um marco histórico no nosso campus, um marco histórico pelo Instituto Federal de Rondônia, que é fazer uma cerimônia de certificação no formato virtual e fazer com que familiares que estão distantes possam participar desse momento tão importante da formação da vida profissional e pessoal de vocês”, discursou.

A Psicóloga do Campus Vilhena, Naiade Brambila, relatou a sua emoção com os discursos e homenagens, ao acompanhar a cerimônia de casa pelo YouTube. “Que maravilhoso! Que mesmo de forma virtual, tanta emoção pode ser vivenciada e compartilhada por aqui”, declarou a servidora. Ao término da transmissão, os concluintes foram direcionados a uma sala de web conferência privada para que pudessem receber as instruções de assinatura da ata, formalizando o ato.

A cerimônia na íntegra pode ser conferida no canal IFRO Campus Vilhena no YouTube: https://bityli.com/0MeWV.

• Cerimônia_de_Certificação_IFRO_Campus_Vilhena1
  • Cerimônia_de_Certificação_IFRO_Campus_Vilhena2