No Campus Vilhena, projeto prepara aproximadamente 150 alunos para o Enem

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h47 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h57 | Acessos: 184825

Campus Vilhena Projeto Enem 2

No Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), um projeto está oportunizando preparação específica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a aproximadamente 150 alunos. O projeto se destaca por abordar os temas de acordo com as Competências e Habilidades presentes na Matriz de Referência utilizada pelo INEP para a realização do Exame.

A professora Rosa Maria da Silva Gonçalves destacou que a ação “[...] É uma forma de oportunizar aos discentes um preparo especial para as provas nacionais. A partir do momento que os estudantes compreenderem cada uma das habilidades propostas no Enem, tudo se tornará mais fácil”.

Programado para ocorrer durante 15 semanas, de agosto a dezembro, inicialmente o projeto atenderia apenas os alunos de terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, entretanto, com a alta procura, abriu vagas também para estudantes dos primeiros e segundos anos.

O professor idealizador Marcos Pinheiro Matos pontuou que o projeto é desenvolvido em parceria com alunos bolsistas, professores e técnicos do IFRO Campus Vilhena e também conta com colaboradores externos de instituições como a Escola Estadual Álvares de Azevedo, Universidade Federal de Rondônia, Instituto Federal do Paraná e Colégio Militar de Curitiba.

São mais de 25 colaboradores visando garantir que os temas sejam abordados de forma simplificada. “Um fato importante é que cada habilidade, como, por exemplo, Ciências Humanas e suas Tecnologias, proporciona um encontro on-line com mais de um docente de matérias distintas como história, sociologia e filosofia. Assim, numa mesma aula o aluno pode contar com a presença de três ou mais professores”, relata Marcos.

O projeto é desenvolvido conforme os eixos cognitivos abordados no Exame. O aluno tem acesso ao curso através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sendo que cada eixo possui uma sala específica alimentada semanalmente com materiais de apoio e, todos os dias, de segunda a sexta-feira, são realizados encontros on-line para apresentação de conteúdos e/ou resolução de questões. Cada dia é dedicado a um eixo cognitivo específico. Na segunda-feira, é trabalhada a redação do Enem. De terça-feira a sexta-feira, diariamente, são trabalhadas duas competências, com as aulas síncronas e a disponibilização dos materiais de apoio no AVA, que vão desde listas de exercícios com questões das edições anteriores do ENCEJA e do Enem até simulados da prova do Enem e diversos outros materiais de apoio disponibilizados pelos professores responsáveis.

“A nossa motivação maior para a construção e aplicação da proposta surgiu pelo fato da dificuldade de encontrar materiais disponíveis de forma gratuita que proporcionem uma preparação conforme a matriz de referência utilizada pelo INEP para elaboração deste exame. Os poucos materiais existentes são pagos e de difícil acesso. Dessa forma, pretendemos proporcionar aos nossos estudantes uma ferramenta de preparação de qualidade e gratuita”, ressaltou a Professora Danielly Batista.

O estudante do terceiro ano de Eletromecânica, Rafael Silva Santos, comentou que o curso é muito importante para ele “A gente pode ter acesso a materiais de qualidade, conteúdos de ponta e de maneira simplificada. Vamos dizer que é um conteúdo todo ‘mastigado’ para a gente, tanto que não estamos tendo dificuldade em desenvolver as atividades do curso porque são elaboradas de forma simples e são também muito bem explicadas durante as aulas. O horário dos encontros é acessível a todos e são aulas curtas, mas focadas nos principais pontos das matérias. Eu acho que isso tem ajudado bastante os alunos que não têm tempo para estar pesquisando conteúdos do Enem. No final da tarde, todo dia, temos as aulas de cada matéria focadas em fazer com que o aluno entenda o máximo possível, de maneira simples, e, assim, acaba nos dando acesso a aulas de qualidade para que tenhamos um bom preparo para o Enem. Sem contar que os exercícios e as aulas são extremamente legais, eu gosto muito, a gente interage bastante. Acho que o conteúdo é explicado de maneira tão simples que acaba se tornando fácil”, descreveu.

• Campus_Vilhena_-_Projeto_Enem_1
  • Campus_Vilhena_-_Projeto_Enem_2