Campus Vilhena promoverá aula de yoga, debate e análise de filme na próxima segunda-feira (29)

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 17h17 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 17h19 | Acessos: 53267

yoga divulg 2 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, através da Comissão do Grupo de Estudos Interdisciplinares da unidade, promoverá durante a próxima segunda-feira (29) uma programação com atividades interdisciplinares, culturais e terapêuticas através de videoconferências. As ações são abertas às comunidades interna e externa da instituição e poderão ser acessadas através do seguinte link: bit.ly/autoformacao.

A programação inicia às 8 horas com a atividade terapêutica “Yoga para Todxs”, oferecida pela colaboradora Bruna Borrego, que é professora de Hatha Yoga desde 2017 e possui formação pelo Kaivalyadhama Yoga Institute através do YEPI (Instituto de Estudos e Pesquisas em Yoga).

Às 14 horas ocorrerá o “Diálogos para além do Cone Sul”, com debate interdisciplinar sobre o tema “Ética a Ciência”. A atividade contará com a presença da Dra. Michele Claire Breton, que é investigadora auxiliar no Centro de Investigação e Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS/UBI) em Covilhã – Portugal, e da Dra. Jaqueline Aida Ferrete, que é docente do Campus Vilhena e líder do Grupo de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Território (SAT).

Fechando a programação do evento, às 16 horas acontecerá a atividade “Ler o Filme”, que após sessão da obra “Escritores da Liberdade”, contará com análise interdisciplinar do conteúdo audiovisual exposto. A mediação será realizada por Maria Lúcia Colombo Pereira, que é docente de Língua Portuguesa no Campus São Carlos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

A Comissão aponta que todas essas ações, propostas após debates e estudos interdisciplinares, além de favorecerem dinâmicas salutares às atividades educacionais do IFRO, agindo como alternativas de atividades culturais e terapêuticas necessárias ao momento atual de isolamento social, também estão de acordo com os seguintes itens do MEMORANDO CIRCULAR Nº 10/2020/REIT - PROEN/REIT, no que diz respeito a “2.3 - abordagens utilizando temas mais gerais, voltados para o apoio emocional, desenvolvendo atividades mais flexíveis, dinâmicas, diferenciadas, lúdicas, dentre outras propostas; 2.3 a) Estabelecer ações diferenciadas para os alunos que estão ingressando no IFRO (primeiros anos e os que estão nos anos e séries intermediárias), de forma que amenize o stress, a ansiedade e principalmente reforce os laços e vínculos institucionais com todos, inclusive seus familiares, que estão ligados indiretamente com o ensino de qualidade, socialmente referenciado; 2.3 f) Promover atividades educacionais que reforcem a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade e outras formas de conexão entre os saberes das disciplinas, em sessões semanais, com debates e interações que permitam a articulação entre docentes de diferentes disciplinas e turmas; 2.3 g) Proporcionar o estreitamento das relações de afeto da instituição com os alunos e seus familiares”, informa.

• dialogos_divilg_1
  • ler_o_filme_divulg_2_1